05/07/2024 às 16h29min - Atualizada em 05/07/2024 às 16h29min

Uiramutã é a cidade com a pior qualidade de vida no Brasil. Alto Alegre e Bonfim também estão na lista

Os 10 municípios com pior qualidade de vida ficam na Região Norte do Brasil. A pior nota foi da cidade de Uiramutã

Uiramutan, no extremo norte do Brasil (em Roraima) foi apontado com a pior qualidade de vida do país.
Um estudo baseado no bem-estar da população brasileira, a partir de dados oficiais, analisou todas as regiões do Brasil e relacionou as 10 cidades com pior qualidade de vida no país.

A pior nota foi de Uiramutã, no extremo norte de Roraima. A cidade é o que tem a maior proporção de população indígena no Brasil. Ainda estão na lista os municípios de Alto Alegre (que também ganhou o título de mais analfabeto do país) e Bonfim, na fronteira com a Guiana

Índice de Progresso Social Brasil (IPS) realizou uma avaliação além do contexto econômico dos municípios. Todos os 10 municípios com pior qualidade de vida ficam na Região Norte do Brasil. O IPS não mede indicadores indígenas, o que pode explicar a posição dela no ranking.

Confira as 10 cidades com pior qualidade de vida no Brasil:
  1. Uiramutã (RR)
  2. Alto Alegre (RR)
  3. Trairão (PA)
  4. Bannach (PA)
  5. Jacareacanga (PA)
  6. Cumaru do Norte (PA)
  7. Pacajá (PA)
  8. Uruará (PA)
  9. Portel (PA)
  10. Bonfim (RR)
  11.  
Metodologia
O levantamento aplicou pela primeira vez o Índice de Progresso Social (IPS), metodologia internacional que avalia a qualidade de vida das cidades, além do contexto econômico.

O IPS Brasil é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas, como abrigo, alimentação e segurança, até se têm acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

O estudo filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 53, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como Conselho de Justiça, MapBiomas, Anatel, DataSUS e CadÚnico. O MapBiomas foi o único órgão que produziu dados inéditos, sobre áreas verdes e disponibilidade de praças.

O IPS Brasil é dividido em três indicadores essenciais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Cada dimensão tem quatro componentes e forma a média final. Mas cada item é formado de três a cinco indicadores, com pesos entre eles.

 
Fonte: IPS

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp