O Tribunal de Contas tem que preencher a vaga de conselheiro aberta com a aposentadoria de Henrique Machado.
Travado por conta de um grande número de pedidos de impugnação da candidatura da primeira-dama Simone Denarium, o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) terá prosseguimento nesta terça-feira (16).
A Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima, criada para conduzir as fases preliminares de escolha do conselheiro publicou edital em que define a realização de Reunião Extraordinária para esta terça-feira para a deliberações de impugnações e do recurso e em seguida será marcada a data de sabatina dos postulantes do cargo. A partir dai os nomes avaliados serão levados ao Plenário, que escolherá o substituto de Henrique Machado.
Na semana passada, o MPRR (Ministério Público de Roraima) apresentou à comissão documentos para mostrar que a primeira-dama praticou uma conduta proibida: ser sócia-administradora de duas empresas enquanto era secretária estadual. Após recebê-los, o colegiado suspendeu a data da sabatina com a justificativa de que iria analisá-los.
No mesmo encontro, os deputados Soldado Sampaio (Republicanos), que preside a Casa e o colegiado, Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos) também irão discutir o recurso apresentado pelo reitor Regys Freitas, da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), contra a decisão que o eliminou do pleito.
Concorrem ao cargo os deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB), a primeira-dama Simone Denarium, o reitor da UERR, Regys Freitas e a advogada Maria da Glória de Souza Lima, ex-procuradora do Estado.