Em mais uma ação para melhoria do trânsito, a Prefeitura de Boa Vista liberou o 3º retorno no entorno da Praça Simon Bolívar nessa segunda-feira, 9. Desta vez, na Avenida Venezuela, entre os bairros Pricumã e São Vicente, um dos pontos de maior concentração de veículos na cidade nos horários de pico.
O secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes, explicou que o tráfego de Boa Vista mudou muito nos últimos anos e por isso, necessita de constante monitoramento e ações planejadas. “Esta iniciativa contribui para a melhoria do fluxo de veículos como um todo. O nosso objetivo é reduzir em 30% o congestionamento nessa região”, disse.
O trabalho executado no local permite que os condutores circulem na Avenida Venezuelana e tenham acesso direto ao bairro e centro sem ser necessário fazer a rotatória da Praça Simon Bolívar, melhorando a mobilidade e descongestionando o trânsito do local. O retorno ainda possibilita a passagem de caminhões, veículos e motocicletas.
José Miguel Araújo, de 27 anos, usa a Avenida Venezuela diariamente para ir e vir do trabalho. O chaveiro reconhece a mudança. “O acesso melhorou 100%. Há 10 anos eu usava a rotatória, agora não preciso mais e consigo chegar no trabalho com mais tranquilidade porque também está tudo pintado e sinalizado”, contou.
Avanços na Segurança Urbana e Trânsito
A capital registra importantes avanços na Segurança Urbana e Trânsito, que vem minimizando os impactos dos congestionamentos, desde o início desta gestão. Em agosto deste ano, a prefeitura implantou dois novos retornos próximos à rotatória da praça Simon Bolívar: um no sentido da Avenida Brasil e outro na Avenida das Guianas.
Rotatória do Caranã – Neste mês, a rotatório do bairro Caranã recebeu sinalização semafórica da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), garantindo mais segurança e fluidez no tráfego. Por lá passam aproximadamente 50 mil veículos em 12h, o que gera um congestionamento acentuado nos horários de pico.
Sinalização – Desde 2021, foram instalados 16 semáforos, que somados aos que já existem, totalizam 93 pontos semafóricos em toda a cidade. Além disso, a prefeitura implantou 2.412 placas de sinalização vertical e fez a manutenção de outras 5.025, bem como fez a pintura horizontal de 146.472m2 de vias.