11/09/2024 às 13h30min - Atualizada em 11/09/2024 às 13h30min
‘Se PF tem indícios, tem que ser apurado’, diz Lula sobre Antonio Denarium. VEJA VÍDEO
Presidente diz ter ‘boato’ em Brasília sobre ligação de Antonio Denarium com garimpo ilegal; governo de Roraima afirma que ele ‘não tem relação alguma com qualquer atividade ilícita e vem prestando todo o apoio necessário com as forças de segurança estaduais para coibir o garimpo ilegal’
Lula e o governador Antonio Denarium durante visita oficial em Roraima em 2023 Foto: Reprodução/Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou criticar o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), depois de insinuar que ele poderia ter relação com o garimpo ilegal. “Eu não quero afirmar nada, mas a verdade nua e crua é que aqui em Brasília corre o boato de que o governador teria vinculação com essa gente do garimpo”, afirmou o presidente, em entrevista à Rádio Norte FM, nesta quarta-feira, 11.
Ao ser questionado sobre investigações contra Denarium, Lula disse esperar que “ele não tenha culpa e que seja inocente”. “Se o governador está sendo investigado, se a PF tem indícios e se teve alguma coisa na fazenda dele, isso tem de ser apurado, investigado e o governador, julgado. Isso é o que todos nós estamos submetidos pela Constituição. Não podemos reclamar da polícia estar nos investigando.”
“Não posso falar nada do governador, tenho pouca relação com o governador. O que posso dizer é que toda vez em que ele vier a Brasília ele será bem tratado”, completou. Na entrevista, ao ser questionado sobre críticas de Denarium a respeito do apoio em ações de combate ao garimpo ilegal em terras yanomamis, Lula afirmou que há uma sala de situação montada em Boa Vista, com a representação de ministros na capital do Estado.
Em nota, o governo do Estado afirmou que Antonio Denarium “não tem relação alguma com qualquer atividade ilícita e vem prestando todo o apoio necessário com as forças de segurança estaduais para coibir o garimpo ilegal”.
“O governador do Estado de Roraima em momento algum criticou a atuação do governo federal e constantemente tem reconhecido as ajudas recebidas nas áreas de saúde, educação, segurança e social. Informa ainda que vem buscando mais apoio em função da crise da migração venezuelana que Roraima vem enfrentando há anos”, disse, por nota.
Em fevereiro do ano passado, a Polícia Federal realizou a Operação BAL contra um suposto esquema de lavagem de dinheiro de comércio de ouro ilegal em Roraima e também em Pernambuco. Entre os alvos, estava a irmã de Denarium, Vanda Garcia de Almeida, e outros parentes do governador.
Na época, em nota, o governador afirmou desconhecer o teor da investigação contra a irmã e disse esperar que eventuais responsabilidades sejam apuradas “na forma da lei”. Publicidade
O TRE-RR estimou que os gastos com os programas de governo “Renda Cidadã” e “Cesta da Família” foram turbinados com propósitos políticos e chegaram a R$ 90 milhões no período que antecedeu a eleição daquele ano. Denarium recorreu da decisão do TRE de Roraima e permanece no cargo até um veredito do TSE.