12/09/2024 às 07h46min - Atualizada em 12/09/2024 às 07h46min

LINHÃO DE TUCURUI: ANEEL fiscaliza execução da obra prevista para ser entregue em setembro de 2025

Fiscalização foca na verificação da implantação da linha com cronograma previsto para ser entregue em setembro de 2025

- Fonte: ANEEL
Fotos: Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica (aneel) realizou, no início deste mês, uma vistoria de campo nas obras da Transnorte Energia S.A. (TNE). O objetivo foi verificar o nível de implantação da linha de transmissão de energia 500 kV e das subestações adjacentes que possibilitarão a interligação entre Manaus/AM e Boa Vista. Formado por três subestações e 724 km em linhas de transmissão, a conclusão do empreendimentos está previsto pela concessionária para setembro de 2025. Com a conclusão das obras, Roraima será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), reduzindo o consumo de combustíveis fósseis na região.

A linha de transmissão, que foi dividida pela TNE em sete trechos para organização dos trabalhos, reúne aproximadamente 1.390 torres de transmissão, sendo 516 do tipo estaiada (38%) e 874 autoportantes (62%). Também fazem parte do projeto as subestações Lechuga, Equador e Boa Vista.

Durante a vistoria em campo, a equipe da ANEEL realizou a inspeção de duas subestações e de canteiros de obra no trajeto de mais de 700 km, incluindo a inspeção visual de aproximadamente 120 km de Linha de Transmissão na terra Indígena Waimiri Atroari. Foram verificadas torres de transmissão prontas e em processo de montagem, além das subestações também em fase de construção.

Após a vistoria em campo, a fiscalização da SFT/ANEEL entrou na fase de Requisição de Documentos. A equipe técnica da ANEEL espera verificar como a estiagem do Rio Amazonas afetará a entrega do empreendimento e quais medidas a TNE tem tomado para mitigar esses riscos.

O rio é utilizado para transporte de grandes torres e equipamentos. As torres, por exemplo, são transportadas durante 20 dias, saindo do Espírito Santo. Elas seguem por rodovia até Porto Velho, por via fluvial através do Rio Madeira até o porto de Manaus, e seguem novamente por transporte rodoviário até o canteiro de obras.

A conclusão dos empreendimentos trará mais qualidade de vida para a população de Roraima e reduzirá em grande medida o consumo de combustíveis fósseis para a produção de energia elétrica na região Norte. Cerca de 120 caminhões-tanque circulam entre Manaus e Boa Vista transportando gás e diesel para atender à geração de eletricidade para o estado de Roraima.

z-foto-F

z-foto-F

Fiscalização da ANEEL

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp