O julgamento que pode resultar na cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), está parado há um mês no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem nova data definida para ser retomado.
O processo foi suspenso em 20 de agosto, após o início das sustentações orais. Desde então, a presidente da Corte, ministra Carmen Lúcia, não estabeleceu um novo cronograma para o caso voltar à pauta.
Denarium já foi cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2022.
O Ministério Público Eleitoral também se manifestou favorável à cassação. No entanto, o processo segue sem desfecho no TSE.
Governador envolvido em garimpo ilegal? Recentemente, o presidente Lula (PT) mencionou rumores sobre o envolvimento do governador com atividades de garimpo ilegal.
“Correm boatos em Brasília de que o governador teria vinculação com essa gente do garimpo”, afirmou Lula durante entrevista à Rádio Norte FM e à TV Norte Amazonas. Apesar de não fazer acusações diretas, a fala gerou repercussão em meio às discussões sobre o julgamento e a situação política em Roraima.
Além disso o Ministério Público do Estado de Roraima (MP-RR) pediu o desmembramento de uma investigação relacionada ao assassinato de dois agricultores por disputas de terra no interior do Estado após o governador de Roraimae o comandante-geral da Polícia Militar, Miramilton Goiano, terem sido citados em um dos depoimentos.