JIU-JITSU Atleta roraimense de 14 anos se torna tricampeão brasileiro e almeja liderança mundial

Jovem atleta de Roraima destaca o impacto do incentivo político no esporte de alto rendimento

22/10/2024 12h41 - Atualizado há 3 meses
JIU-JITSU   Atleta roraimense de 14 anos se torna tricampeão brasileiro e almeja liderança mundial
Foto: Divulgação

Em uma jornada marcada por vitórias e conquistas, o jovem atleta de Jiu-Jitsu Hallysson Marcelino, de apenas 14 anos, tem chamado atenção no cenário esportivo. Nos últimos meses, Hallysson acumulou títulos importantes que o colocaram como o número 1 do mundo em sua categoria. 

 

Ele conquistou o Campeonato Brasileiro Crianças 2024, sagrando-se tricampeão consecutivo, além de garantir o primeiro lugar no Naga South Florida Grappling Championship, quando derrotou uma oponente de 17 anos, e o segundo lugar no Pan Kids. Ao todo, foram 37 lutas, 33 vitórias – 25 delas por finalização – e apenas 4 derrotas.

 

Esses números impressionam ainda mais quando se considera que, com a vitória no Campeonato Europeu, que acontecerá no próximo domingo (27) em Lisboa, Portugal, Hallysson pode alcançar o posto de número 1 do mundo no ranking geral.

 

Diante de tantas conquistas, o papel do incentivo político no esporte tem se mostrado cada vez mais relevante para o sucesso de atletas como Hallysson. A deputada federal Helena Lima (MDB), que tem investido na área esportiva, destacou a transformação social que o esporte proporciona. 

 


“O esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social e pessoal dos nossos jovens. Precisamos investir no futuro deles, e isso inclui proporcionar as condições necessárias para que possam competir e representar nosso estado e nosso país
", afirmou a parlamentar.

 

Para o atleta, o apoio político tem sido um dos pilares que possibilitam sua dedicação total aos treinos e competições. “Incentivo político faz o atleta sentir que não está sozinho, que tem um apoio e confiança, saber que o esforço dele está valendo a pena. A política ajuda”, comentou Hallysson.

 

Segundo João Marcelino, pai do jovem, investir no esporte vai além de apenas direcionar recursos. “A política voltada para o esporte é importante, porque o esporte é mais que investimento. Hoje, o esporte abre portas para a juventude, ele tira da rua, ele dá disciplina. Então, o esporte hoje vai muito além do investimento somente no dinheiro”, declarou.

 

Rumo ao topo

 

Em 2024, o atleta multicampeão Hallysson Marcelino competiu em 17 campeonatos no Brasil e nos Estados Unidos, conquistando 13 medalhas de ouro, 2 de prata, 2 de bronze e um cinturão NAGA. Ao longo desses campeonatos, Hallysson participou de 37 lutas, vencendo 27 por finalização e 6 por pontos, com apenas 4 derrotas – 3 por pontos e 1 por finalização. O atleta chegou a 15 finais e subiu ao pódio em todos os 17 campeonatos que disputou.

 

Com essa performance impressionante, Hallysson Marcelino, natural de Roraima, é atualmente o TOP 2 no Ranking Mundial da IBJJF, na categoria geral (absoluto) da Faixa Verde, Infanto Juvenil 2, e o TOP 1 no Ranking Mundial da IBJJF, na Faixa Verde, categoria Infanto Juvenil 2, Meio-Pesado.

 

Fonte: Ascom parlamentar


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp