01/12/2024 às 12h09min - Atualizada em 01/12/2024 às 12h09min

É FAKE: Vídeo com tanques em avenida não foi gravado na fronteira com a Venezuela, em Roraima

Vídeo com tanques em avenida não foi gravado na fronteira com a Venezuela

Um vídeo com tanques do Exército passando por uma avenida não foi gravado na fronteira do Brasil com a Venezuela (em Pacaraima, Extremo Norte de Roraima), como sugerem posts nas redes sociais.
As imagens compartilhadas são de 2023 e ocorreram na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

O que diz o post
Publicação mostra vídeo de tanques de guerra passando por uma avenida com os seguintes textos sobrepostos: "CRISE À VISTA? BRASIL COMEÇA A MOBILIZAR TROPAS RUMO A FRONTEIRA COM A VENEZUELA.", na parte superior.

Abaixo do vídeo, pode-se ler "DITADURA: UM LULA MAIS "MADURO"" e a seguinte legenda: "Veja o que está acontecendo, seguido de emojis de sirene e bandeira do Brasil."

Por que é falso

Vídeo foi feito no Paraná, bem longe da fronteira com a Venezuela. As imagens do vídeo são de 2023, em Ponta Grossa, no Paraná, cidade distante a 4.867 km —por estrada e balsa (aqui)— da fronteira com a Venezuela, e circulam nas redes sociais desde setembro de 2023 (aqui aqui).

É possível identificar diversos pontos comerciais durante a passagem dos carros do Exército, como este (aqui), localizado na avenida General Carlos Cavalcanti (aquiaqui aqui).

Fronteira tem, de fato, recebido reforços desde o ano passado. Em dezembro de 2023, o Exército aumentou o número de efetivos de 70 para 130, para patrulhamento na fronteira com a Venezuela, devido às tensões por conta do território de Essequibo, na Guiana (aqui).

O Pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima, em RR, ganhou o reforço de mais 60 militares e houve também envio de blindados para a região (aqui e aqui). Em julho, o monitoramento na região foi intensificado às vésperas da eleição no país vizinho (aqui).

Força Nacional atua na região. Desde julho deste ano, agentes da Força Nacional atuam em Boa Vista e Pacaraimana (aqui). No último mês, o Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias atuação da Força Nacional, até 10 de janeiro de 2025 (aqui).

UOL Confere entrou em contato com o Exército. Mas até a publicação desta matéria, não teve retorno. Em caso de manifestação, esta checagem será atualizada.
Viralização. Nesta sexta-feira (29), no Instagram, uma postagem com o vídeo falso registrava quase 107 mil visualizações. A postagem também foi verificada por Aos FatosEstadão Verifica e Reuters.

Fonte: UOL

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp