06/12/2024 às 15h25min - Atualizada em 06/12/2024 às 15h25min

Assembleia Legislativa firma parceria com dirigentes indígenas de Roraima para desenvolvimento de políticas públicas em 2025

Presidente Sampaio recebeu comitiva formada por secretários municipais nesta sexta-feira (6)

Foto: Divulgação/SupCom/ALE
O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (6) uma comitiva da União dos Dirigentes Indígenas Municipais (Undim) de Roraima, formada por secretários de Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
 
O secretário municipal de Assuntos Indígenas de Alto Alegre e presidente da união, Romário Duarte, apresentou ao chefe do Legislativo as dificuldades e necessidades das pastas, para que juntos as instituições planejem e articulem políticas públicas voltadas às principais demandas para 2025, que envolvam melhorias para a agricultura, educação, saúde, entre outros.
 
Conforme Duarte, grande parte da população do Estado é formada por indígenas e, por meio do Ministério dos Povos Indígenas, a instituição busca melhorias, projetos e parcerias, para valorizar a cultura.
“Nós estamos nos fortalecendo e nos planejando, com auxílio do CAM [Centro de Apoio aos Municípios], da Escolegis, da deputada Catarina Guerra [União]. Queremos agradecê-los por estarem dando a oportunidade de os municípios estarem se organizando e se aperfeiçoando para que, em 2025, executemos nossos projetos e ações”, frisou ao ressaltar que, em abril, o parlamento estadual também será crucial para o desenvolvimento da ODS 18 no Estado, uma iniciativa do governo federal de combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia e outras formas de intolerância.

Soldado Sampaio avaliou o encontro como proveitoso e reafirmou o compromisso da Casa Legislativa em apoiar e atender, no que for possível, as demandas da classe, em especial, no que diz respeito ao acesso a editais dos Ministérios dos Povos Indígenas, de disponibilização de recursos para serem investidos nas secretarias.
 

“A Assembleia se comprometeu, através do CAM e da Escolegis, ainda em janeiro, no mais tardar fevereiro, a fazer uma capacitação parecida com a que foi feita com a Lei Paulo Gustavo, que foi um sucesso. Nós tivemos êxito total por parte daqueles movimentos culturais. Ficamos de discutir em abril um seminário para preparar as pastas e consolidar as reivindicações junto ao poder público federal. Fiquei feliz em recebê-los e colocamos o Legislativo à disposição”
, concluiu Sampaio.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp