22/05/2023 às 12h54min - Atualizada em 22/05/2023 às 12h54min
Mulher do governador, Simone Denarium é eleita conselheira do TCE de Roraima com 17 votos.
A “esposa” do governador Antonio Denarium (PP) ganhou a eleição com 17 dos 24 deputados presentes na Sessão Extraordinária da Assembleia Legislativa.
- Fotos: SupCom/Assembleia
Simone Denarium foi escolhida conselheira do Tribunal de Contas por 17 votos dos 24 deputados presentes na Sessão. Foto: SUpCom/ALE
Apesar das ações de impedimento protocoladas na Comissão da Assembleia e na própria Justiça, do clamor popular, da classificação de candidatura imoral, nenhum esforço foi capaz de barrar a escolha de Simone Soares de Souza, popularmente conhecida como Simone Denarium, eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, na manhã desta segunda-feira (22), em votação secreta.
A “esposa” do governador Antonio Denarium (PP) ganhou a eleição com 17 dos 24 deputados presentes na Sessão Extraordinária da Assembleia Legislativa. O deputado Jorge Everton (União Brasil) obteve 4 votos e Régys Freitas, reitor da Universidade Estadual teve 3 votos. A advogada Maria da Glória não obteve nenhum voto e o deputado coronel Chagas (PRTB), outro candidato habilitado, desistiu da candidatura minutos antes da sessão ser aberta.
Logo após a eleição, os deputados leram o Decreto Legislativo que indica Simone Denarium ao cargo. Agora, o governador Antonio Denarium é quem vai fazer a nomeação da esposa, o que, segundo juristas consultados pelo Blog ainda no Plenário da Assembleia Legislativa, constitui prática de nepotismo.
Simone não acompanhou a votação em Plenário, mas se fazia presente ao recinto, mas na Sala Vip dos deputados. Após ser anunciado o resultado, ele apareceu para entrevistas. Foi saudada por deputados da base do Governo e por algumas palmas vindas das galerias.
Como conselheira, cabe a ela julgar as contas de órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa, as câmaras municipais, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual, e analisar, com parecer prévio, as contas anuais do governador do Estado e dos prefeitos municipais.
Na primeira entrevista depois de eleita, Simone disse que se considera capaz e qualificada para a função e acha que isso foi levado em consideração pela comissão e pelos deputados. “Tenho experiência em várias funções de gestão e expresso confiança em meu potencial para compor a corte de contas. É importante a representatividade feminina em locais de decisão”.
Simone Denarium é formada em contabilidade pela Universidade Federal de Roraima e possui especialização em auditoria pública, afirmou que sua capacidade. Questionada sobre a possibilidade de judicialização do processo de sua eleição, Simone demonstrou tranquilidade, ressaltando que obteve 17 votos e acredita que foi escolhida de forma legítima.
Perfil
Simone Soares de Souza é natural de Brasília (DF) e tem 49 anos. Ela é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pós-graduada em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazônia. Atuou como titular das secretarias estaduais Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social, Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social e do Trabalho e Bem-Estar Social. É contadora efetiva da empresa Boa Vista Energia S/A, foi chefe do Controle Interno da Casa Civil e presidente da Comissão Permanente de Licitação, na extinta Fesur.
Eleita, agora, Simone Denarium poderá analisar as contas, assim como os processos relacionados ao governador Antonio Denarium no Governo.
Um exemplo disso é o processo de contratação de Organização Social para terceirização do Hospital Geral de Roraima (HGR).
O próprio TCE, após análise, em que encontrou diversas irregularidades sugeriu a anulação do Chamamento Público, que é no valor de R$ 430 milhões. O montante corresponde 40% do orçamento de toda a Saúde Estadual. Outro caso é a inspeção que o Tribunal de Contas do Estado determinou para analisar a legalidade na participação da empresa MeioDia Refeições no processo licitatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A empresa foi alvo de várias denúncias nos últimos meses por conta da má qualidade na alimentação. Após isso, Antonio Denarium assinou o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a firma.
Eleita, agora, Simone Denarium poderá analisar as contas, assim como os processos relacionados ao governador Antonio Denarium no Governo.
Um exemplo disso é o processo de contratação de Organização Social para terceirização do Hospital Geral de Roraima (HGR). O próprio TCE, após análise, em que encontrou diversas irregularidades sugeriu a anulação do Chamamento Público, que é no valor de R$ 430 milhões. O montante corresponde 40% do orçamento de toda a Saúde Estadual.
Outro caso é a inspeção que o Tribunal de Contas do Estado determinou para analisar a legalidade na participação da empresa MeioDia Refeições no processo licitatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A empresa foi alvo de várias denúncias nos últimos meses por conta da má qualidade na alimentação. Após isso, Antonio Denarium assinou o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a firma.
O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu aos candidatos que participaram da disputa e aos servidores envolvidos. “Sabemos que foi uma discussão longa, de muitas notícias, boas e com segundas intenções, e em momento nenhum a comissão deixou de cumprir o papel que estava previsto em edital”, afirmou.
Simone Soares disse estar honrada com a decisão. “A gente precisa ter representatividade feminina em um local de decisão. Eu tenho certeza de que, com a minha capacidade e o currículo que apresentei, tudo isso foi levado em consideração por todos”.
Os deputados Marcos Jorge (Republicanos) e Catarina Guerra (União) atuaram como escrutinadores e conferiram, na abertura da votação, as condições da urna onde foram depositados os votos e verificaram a quantidade de cédulas disponível para os 24 deputados.