Está acontecendo em Brasília o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que prosseguirá até quinta-feira (13), reunindo gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. O presidente Lula, juntamente com ministros, participou da abertura.
Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.
Ao comentar o evento – desde Brasília – o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) disse o evento é uma grande oportunidade para “aprofundarmos o conhecimento sobre os programas que o Governo Federal está apresentando, muitos dos quais já conhecemos”.
“No entanto, mais do que isso, o mais valioso desses momentos é a troca de experiências com os demais prefeitos. O contato direto nos permite conhecer a realidade de outras cidades, compartilhar desafios e, principalmente, absorver soluções inovadoras e práticas bem-sucedidas que podem ser adaptadas à nossa realidade em Boa Vista”, disse Arthur.
Arthur disse que Boa Vista tem um cenário muito específico nesse contexto. “Fomos uma das cidades que mais cresceram nos últimos anos, com um aumento populacional expressivo, além de enfrentarmos os desafios gerados pelo fluxo migratório da Venezuela, que impacta diretamente os serviços públicos. Por isso, estamos sempre atentos a estratégias que possam contribuir para tornar a gestão ainda mais eficiente”.
Segundo o prefeito esses encontros fortalecem o trabalho em rede, “garantindo que possamos aplicar em Boa Vista iniciativas que deram certo em outras regiões do Brasil, sempre respeitando as particularidades e necessidades da nossa população.".
Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.
Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.