O treinador de basquete, José Neto, esteve no Centro Universitário Estácio da Amazônia, nesta quarta-feira (12), para ministrar uma palestra inspiradora para alunos calouros da instituição. Com uma carreira marcada por passagens pela Seleção Brasileira, masculina e feminina, além de clubes como Flamengo e equipes internacionais no Japão e na África, Neto compartilhou sua experiência e destacou a importância da formação acadêmica para o sucesso profissional.
“Fazer uma graduação foi um divisor de águas na minha vida. Me deu muito mais condições para enfrentar dificuldades e superar limites”, afirmou o treinador, que é formado em Educação Física pela USP.
Durante a palestra, ele explicou que a experiência universitária é enriquecedora e crucial para enfrentar desafios e superar limites. “Curtam cada momento. Isso aqui passa muito rápido e essa é a vivência que fica para a vida toda de vocês. Não tenho dúvida nenhuma, se hoje eu consegui ter algum tipo de êxito, foi porque eu tive ajuda dos meus professores da faculdade. Muitos deles são até hoje referência para mim”, explicou.
Ele abordou também a conexão entre esporte e educação, demonstrando como a disciplina, a resiliência e a mentalidade voltada para superação são essenciais tanto para atletas quanto para estudantes e futuros profissionais.
Para a caloura de Gestão Pública, Simone de Souza Carneiro, foi exatamente a trajetória de José Neto que a estimulou a não desistir do novo desafio que começa em 2025.
“Para mim foi muito produtiva, porque eu estava pensando em desistir. E a gente sempre vê o lado bom, nunca vê as dificuldades para chegar até lá. Então eu estava pensando em desistir e vendo assim a trajetória dele, 20 anos, foi uma longa jornada. Então serviu de motivação para continuar e não desistir no meio do caminho. Vou tentar, se der errado, vou tentar de novo”, contou.
A reitora da Estácio, Brena Linhares, comemorou o sucesso do evento, ressaltando o impacto transformador do esporte na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes.
“A gente acredita que o nosso aluno, na sala de aula, vai enfrentar dificuldades, vai precisar de inteligência emocional e não pode se entregar diante dos primeiros desafios. O esporte ensina exatamente isso: a persistência e a paciência para alcançar o êxito. Ontem, por exemplo, José Neto compartilhou que levou 20 anos como treinador para conquistar seu primeiro título. Isso mostra que há um percurso a ser cumprido antes de se tornar um campeão, e essa é uma lição valiosa para os nossos estudantes”, destacou.
Instituto Yduqs no Esporte
José Neto é um dos grandes nomes do esporte apoiados pelo Instituto Yduqs, uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que tem como objetivo estabelecer pontes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O Instituto acredita que o Esporte, quando associado à educação, promove transformações significativas, e, por isso, incentiva a formação de campeões dentro e fora da sala de aula por meio de seu Programa de Transição de Carreira para atletas.
Nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros contavam com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. Já em Paris, este número representou quase 14% da delegação brasileira nas duas competições.
Integrante do Conselho do Pacto pelo Esporte e membro do SIGA Latin America, o Instituto Yduqs é parceiro de mais de 50 instituições, incluindo Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outros. Saiba mais em https://institutoyduqs.com.br/.