PONTA-A-PONTA: ALE-RR leva serviços gratuitos de saúde, cidadania, direitos humanos e defesa do consumidor ao município de Alto Alegre

- Informações e fotos: SupCom/Assembleia
25/04/2025 17h11 - Atualizado há 11 horas

Com a proposta de se aproximar da população, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) iniciou em Alto Alegre, nesta sexta-feira (25), o projeto “Assembleia de Ponta a Ponta” e levou diversos programas da Casa ao interior, com atendimentos gratuitos, orientações e palestras para a comunidade.

Uma das ações de maior impacto foi promovida pela Secretaria Especial da Mulher (SEM), que ofereceu uma série de serviços por meio das equipes multidisciplinares dos programas Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e Centro Reflexivo Reconstruir. As atividades incluíram palestras sobre violência doméstica e familiar, atendimentos psicológicos, orientações jurídicas e a doação de perucas para mulheres em tratamento de câncer.

Uma das beneficiadas com a peruca foi a dona de casa Maria Lucidalva Araújo. Ela tem alopécia, uma doença do sistema imune que ataca os folículos pilosos provocando a queda de cabelo. “Achei muito legal, uma novidade. Nunca tinha acontecido comigo, é a primeira vez. Mas eu gostei, amei! É muito chique, bem”, disse Maria de forma humorada. 

Para alimentar o projeto, a dona de casa Gelsilene Gomes fez a sua contribuição. Ela aproveitou o evento para doar os próprios cabelos ao “Mechas de Esperança” da SEM/ALE-RR. “Sinto-me muito feliz com a doação, porque sempre cortava o cabelo no salão e ficava com pena de jogá-lo fora. Quando vi a equipe, resolvi doar, pois sei que vai ajudar outras pessoas que realmente precisam”, declarou.

Para a diretora da SEM/ALE-RR, Glauci Gembro, o evento possibilitou conhecer melhor todas as ações do órgão do Legislativo.

“Estamos mostrando à população de Alto Alegre os serviços que o Chame oferece: atendimento à mulher com nossa equipe multidisciplinar - advogada, psicóloga, assistente social -, além de trazermos o nosso professor de defesa pessoal, que está dando aula aqui, para mostrar às mulheres formas de se proteger. A secretaria está presente, trazendo tudo o que fazemos em Boa Vista também para o interior”, afirmou.

Direitos Humanos e Cidadania

Já o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) esteve presente oferecendo escuta qualificada e orientações sobre direitos civis, além de informações voltadas à prevenção e combate ao tráfico de pessoas, uma pauta sensível em regiões de fronteira como Roraima.

“Viemos trazer informações e materiais educativos à população de Alto Alegre, falando sobre tráfico de pessoas, abuso e exploração de crianças e adolescentes — temas sérios e urgentes, especialmente em áreas mais vulneráveis. Esse trabalho também é feito nas escolas de Boa Vista, para que nossos adolescentes estejam informados e protegidos”, informou o coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas da ALE-RR, Glauber Batista.

Serviços, fiscalização e cidadania

Além do atendimento direto ao cidadão, os programas da ALE-RR voltados à gestão pública e ao controle social também marcaram presença. O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) apresentou vídeos institucionais e ministrou palestras sobre os serviços ofertados às prefeituras, como apoio técnico, capacitações e consultoria.

A presidente do CAM, deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), enfatizou o trabalho de assistência técnica voltado a diversos agentes municipais.

“A gente tem feito um trabalho de apoio e assessoria aos vereadores, além de uma parceria com as associações de produtores rurais, para que eles possam se desenvolver, aprender e buscar melhorias. Agora, também estamos nos envolvendo com o turismo, por meio de projetos que valorizam o potencial local, porque entendemos que esse setor pode gerar renda e transformar nossos municípios”, explicou a parlamentar.

Já o Programa Fiscaliza, canal direto entre a população e os órgãos públicos, esteve disponível para receber denúncias e encaminhá-las aos órgãos públicos competentes. Houve panfletagem e apresentação das principais demandas populacionais frente à prestação de serviços públicos.

“A proposta do programa é justamente ajudar o cidadão a exigir dos órgãos públicos aquilo que é seu por direito. Temos levado essa iniciativa para todo o Estado, fortalecendo a voz da população. Por isso, parabenizo essa ação da Assembleia Legislativa por levar o Fiscaliza à sociedade de Alto Alegre”, destacou Rhomer Lima, diretor do programa.

O Procon Assembleia também promoveu pré-atendimentos, orientações ao consumidor e acolhimento de reclamações e denúncias relacionadas ao consumo. Liris Aguiar, servidora do órgão, frisou a relevância de aproximar as demandas da população do Estado do Procon da Casa Legislativa.

“Esse projeto da Assembleia é muito importante, principalmente com a participação do Procon. Ele aproxima o cidadão do interior dos seus direitos nas relações de consumo. Às vezes, o consumidor sabe que algo está errado, mas não sabe como agir, como exigir. E nós estamos aqui para resolver isso”, comentou Liris.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp