CONTEÚDO PATROCINADO: Projeto da ALE-RR engaja estudantes no enfrentamento ao tráfico e à violência

Com metodologia inovadora, programa da Assembleia Legislativa já impactou mais de 260 líderes de turma

17/07/2025 17h29 - Atualizado há 6 horas
CONTEÚDO PATROCINADO: Projeto da ALE-RR engaja estudantes no enfrentamento ao tráfico e à violência
Fotos: SupCom/Assembleia/Divulgação

Um novo jeito de falar sobre temas delicados como violência, exploração e tráfico de pessoas está sendo colocado em prática nas escolas públicas de Roraima. A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), por meio do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, que desenvolve o projeto Educar é Prevenir com foco na capacitação de jovens para atuarem como multiplicadores de informação e agentes de prevenção dentro do ambiente escolar.

A proposta busca ir além das campanhas tradicionais: o projeto aposta na escuta ativa, na linguagem acessível e na conexão entre os próprios estudantes. Inspirado por discussões contemporâneas sobre os impactos do mundo virtual na vida de adolescentes — como retratado em produções recentes das plataformas de streaming —, o programa capacita líderes e vice-líderes de turma, reforçando a rede de enfrentamento da violência de dentro para fora da escola.

Juventude como protagonista

A escolha por formar alunos líderes partiu da constatação de que eles se comunicam melhor entre si e percebem com mais rapidez os sinais de risco entre os colegas. O coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, Glauber Batista, explica que, após formações com professores, ficou evidente a necessidade de envolver também os estudantes como elo fundamental dessa rede.

Glauber Batista é coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas – Foto: Alexsandro Carvalho/ SupCom ALE-RR

“Eles falam a mesma língua, têm laços de amizade e mais liberdade para conversar entre si. Durante as capacitações, demonstraram muito interesse e disseram que sentiam falta de orientações como essas dentro da escola”, afirma Glauber.

Desde 2024, mais de 260 estudantes da rede estadual já participaram da formação. A expectativa é de que o número cresça com a expansão das ações em outras unidades de ensino.

Conscientização que vai além da escola

O projeto também dialoga com um contexto preocupante: Roraima é uma região de fronteira internacional e interestadual, o que aumenta a vulnerabilidade ao tráfico de pessoas, especialmente entre jovens. Por isso, a Assembleia Legislativa tem atuado de forma integrada com órgãos parceiros, buscando informar, prevenir e fortalecer a rede de proteção.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destaca o compromisso da Casa com a causa.

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio – Foto: Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR

“Estamos lidando com crimes cruéis, que deixam marcas profundas. Precisamos formar uma sociedade preparada para enfrentar essas situações, e isso começa na escola, com apoio das famílias. Parabenizo a equipe do programa, em especial a Socorro Santos, referência nacional no tema, que conduz essas ações com excelência”, ressaltou.

Além do “Educar é Prevenir”, a Assembleia também desenvolve o projeto Prevenção Sem Fronteiras, ambos focados no combate ao tráfico humano, exploração sexual e outros crimes que atingem principalmente crianças e adolescentes.

Redes sociais, aliciamento e violência virtual

Assembleia Legislativa atua na difusão de informações sobre a linguagem das redes sociais e os perigos do ciberespaço – Foto: Jader Souza/ SupCom ALE-RR

Durante os encontros, um dos temas mais abordados pelos próprios alunos é o uso das redes sociais como espaço de vulnerabilidade. O ambiente virtual, muitas vezes visto como inofensivo, é um dos principais meios utilizados por criminosos para aliciamento de vítimas, prática que se mistura a outras formas de violência, como o cyberbullying e a difamação digital.

Produções como Som da Liberdade e séries de plataformas de streaming têm contribuído para a conscientização sobre esses crimes, que afetam a juventude em todo o mundo. Mas, como reforça Glauber, a prevenção na vida real ainda é a ferramenta mais poderosa.

“Trabalhamos para que esses jovens estejam preparados. Eles entendem o que veem nas redes e conseguem identificar comportamentos suspeitos. Se eles sabem o que fazer, como agir e a quem procurar, isso pode salvar vidas.”

Quer acompanhar as ações da ALE-RR?

O trabalho da Assembleia Legislativa de Roraima pode ser acompanhado diariamente pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98,3 FM) e nas redes sociais oficiais: @assembleiarr. Também é possível acessar conteúdos completos no YouTube da Casa.

Para consultar projetos de lei, acompanhar votações ou acessar documentos públicos, basta entrar no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível no site www.al.rr.leg.br.

Informações e fotos: SupCom/Assembleia

 
 

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp