Governo entrega Infovia que trará Internet de alta qualidade a Roraima

09/09/2025 07h08 - Atualizado há 7 horas
Governo entrega Infovia que trará Internet de alta qualidade a Roraima
Foto: Ministério das Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participam nesta terça-feira (09), em Manaus (AM), da cerimônia de entrega da Infovia 04 e do lançamento das obras de integração das Infovias do Programa Norte Conectado.

A nova infraestrutura digital vai beneficiar cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades, três em Roraima e uma no Amazonas, levando internet de alta qualidade para escolas públicas, hospitais, universidades, prefeituras e outros serviços essenciais.

A obra, que faz parte do Programa Norte Conectado, é uma infraestrutura percorre 647 quilômetros, sendo 515 km subaquáticos pelos leitos dos rios e 132 km por terra firma, pela BR-174. O projeto conecta quatro localidades: Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçú (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR).

Durante a agenda, o presidente e o ministro percorrerão um trecho a bordo de uma balsa para acompanhar o processo de lançamento do cabo subfluvial de fibra óptica no leito do rio. Esta etapa é essencial para ampliar a infraestrutura de conectividade da região amazônica.

Sobre o Programa Norte Conectado

Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o Programa Norte Conectado tem como objetivo expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, promovendo inclusão digital, educação, saúde e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Com a implantação das Infovias, serão mais de 12 mil quilômetros de cabos subfluviais lançados, interligando capitais e municípios em toda a Amazônia Legal.

Planejamento

A primeira fase do programa já interligou Macapá (AP) a Santarém (PA). A segunda ligou Santarém a Manaus e a terceira, com recursos do leilão do 5G, está em andamento para ligar Macapá a Belém (PA). Outra infraestrutura já construída pelo Exército, mas que será modernizada, fará a conexão de Manaus a Boa Vista (RR). 

“Outra infraestrutura do Exército de Manaus Tefé se estenderá até Tabatinga, criando um corredor de conectividade com possibilidade de ligação ao Oceano Pacífico pelos países andinos. Também está prevista a conexão de Porto Velho a Manaus, novamente com cabos fluviais, além de Rio Branco a Cruzeiro do Sul à infraestrutura que chega a Manaus”, explica Jordan Paiva.

A previsão do governo é que a infraestrutura, quando finalizada, atingirá 69 localidades que somam mais de 10 milhões de pessoas, já em 2026. O investimento total é de R$ 1,3 bilhão. Há planos de estender o programa a outras regiões, como em municípios às margens o rio Tapajós, que cruza os estados do Pará e Mato Grosso.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp