Diretor do FBI alega evidências de operações de tráfico de drogas na Venezuela

Questionado pelo Comitê Judiciário do Senado sobre se a Venezuela poderia ser designada como "Estado patrocinador do terrorismo" pela lei americana, o funcionário respondeu: "Forneceremos a inteligência necessária". Ele especificou que quadrilhas de traficantes utilizam pontos de transbordo no Haiti. E alertou: "Vamos caçar cada um desses traficantes de drogas".

- Fonte: El Nacional (Caracas)
17/09/2025 09h37 - Atualizado há 3 horas
Diretor do FBI alega evidências de operações de tráfico de drogas na Venezuela
Patel explicou que os traficantes usam "pontos de embarque para o Haiti" e rotas no Caribe para chegar aos Estados Unidos.

O diretor do FBI, Kash Patel, declarou na terça-feira que a agência tem evidências que ligam o governo de Nicolás Maduro às operações de tráfico de drogas na Venezuela.

"Acredito, com base em informações de inteligência, processos e investigações, que estamos lidando atualmente com uma parcela significativa da cocaína proveniente da América do Sul. Seu ponto de origem é a Venezuela e ela utiliza pontos de transbordo através do Haiti", disse Patel ao Comitê Judiciário do Senado dos EUA, quando questionado pelo senador Lindsey Graham.

Ele acrescentou que os traficantes usam "pontos de navegação para o Haiti; eles usam hidrovias pelo Caribe até seu destino, que são os Estados Unidos". "Vamos caçar cada um desses traficantes de drogas", ele alertou.

Quando Graham perguntou se a Venezuela poderia ser designada como um "Estado patrocinador do terrorismo" pela lei dos EUA, Patel declarou: "Da minha perspectiva, forneceremos a inteligência necessária a qualquer um que queira operar contra esses Estados".

Trump intensifica pressão militar sobre a Venezuela

O diretor do FBI fez seus comentários um dia após Washington atualizar sua lista das "maiores redes de tráfico de cocaína do mundo", um documento no qual a Venezuela continua aparecendo como um país-chave no tráfico de drogas na região.

Anteriormente, o presidente Donald Trump respondeu às alegações de Maduro de que os EUA estão preparando uma invasão à Venezuela.

"Parem de enviar o Trem Aragua para os Estados Unidos, parem de enviar drogas para os Estados Unidos", disse o presidente republicano, confirmando: "Na verdade, interceptamos três navios, não dois, mas vocês só viram dois."


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp