O movimento "Todos por Roraima" promoveu, na noite desta quinta-feira (2), uma reunião com representantes do setor cultural no espaço Ajuri, reunindo quase 50 artistas e fazedores culturais. O encontro, que durou cerca de três horas, teve como objetivo ouvir demandas e propostas para a construção de um documento final que servirá de base para políticas públicas voltadas à cultura no estado.
Entre os presentes, estavam representantes de diversas áreas artísticas como artes cênicas, artes visuais, capoeira, audiovisual, música, quadrilha junina, arte indígena, religiões de matriz africana, literatura e sonorização. O diagnóstico coletivo traçado destacou os principais desafios enfrentados pelo setor e apresentou sugestões para sua valorização.
As contribuições incluíram concurso público para a Secretaria Estadual de Cultura, com a separação do turismo para outra pasta; valorização dos artistas locais, com cachês dignos e melhor estrutura de palco; criação de um museu estadual e de um museu dedicado à cultura indígena; além da construção de um novo Teatro Carlos Gomes.
Outras propostas envolveram a revitalização do Palácio da Cultura como espaço para shows e exposições, a inclusão da história de Roraima no currículo escolar da educação básica, a definição de uma data fixa para o arraial do governo, além de mais recursos para editais de fomento, com atenção especial à acessibilidade para os povos indígenas.
O deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa e um dos líderes do movimento, destacou que as sugestões recebidas serão sistematizadas.
“Uma diversidade do segmento cultural esteve presente nesse movimento Todos por Roraima. Eu quero agradecer a cada um de vocês que trouxeram sugestões e cobranças. Vamos sistematizar essas contribuições e transformá-las em políticas públicas. Queremos que esse seja o projeto político da cultura de Roraima”, afirmou.
A atriz e produtora cultural, Kaline Barroso, ressaltou a relevância da iniciativa. “Sempre fomos nós que fomos atrás e agora é a primeira vez que, pelo menos eu, sou chamada para falar da cultura”, disse.
Já o cantor e conselheiro de cultura, Jânio Tavares, destacou a expectativa de mudança. “Fico muito satisfeito em saber que existem pessoas preocupadas em realmente mudar a realidade de muitos que estão aqui”, afirmou.
O deputado Soldado Sampaio concluiu lembrando que a metodologia do movimento será sempre pautada pelo diálogo. “É conversando com as pessoas que nós queremos construir alternativas para enfrentar os problemas em Roraima”, disse.
As reuniões do Todos por Roraima continuam nesta sexta-feira (3), quando o debate será com lideranças da agricultura familiar, em Boa Vista.