A Polícia Federal, em conjunto com a Força-Tarefa de Segurança Pública de Roraima deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Arcano X, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico de drogas interestadual. Mais de 30 policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, em Boa Vista, expedidos pela Vara de Entorpecentes e de Organização Criminosa da Justiça Estadual de Roraima.
Os envolvidos atuariam tanto por via terrestre, quanto por meio aéreo, em aviões de pequeno porte, os quais pousariam em pistas clandestinas na zona rural do estado. A droga teria como origem, principalmente, o estado do Amazonas; e teria como destino, além de Roraima, outras unidades da Federação.
Ao longo das investigações, sete suspeitos foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Em 12 de janeiro deste ano, cinco suspeitos da organização, dos quais dois pilotos, foram presos em flagrante com 55kg de Skank em Boa Vista. A droga foi encontrada dentro do veículo do suspeito de liderar a associação criminosa. Já em outubro de 2022, outros dois suspeitos foram presos com 10kg da droga.
A Força-Tarefa de Segurança Pública de Roraima é integrada pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal, pela Secretaria de Segurança Pública e pela Secretaria de Justiça e Cidadania do estado de Roraima. Este ano a FTSP/RR já apreendeu 120 kg de drogas ilegais, sete armas de fogo, 260 munições e nove veículos, além de ter prendido em flagrante 68 indivíduos e cumprido nove mandados de prisão, entre brasileiros e estrangeiros.
Em dezembro do ano passado, a Força Tarefa de Segurança Pública-FTSP realizou a apreensão de mais de meia tonelada de “skunk”, a maior apreensão de drogas da história em Roraima, além de uma aeronave e cinco armas de fogo. Desde o início FTSP/RR, em agosto de 2019, já foram deflagradas oito operações contra associações especializadas no tráfico de drogas e contra facções criminosas.
Nesse período, foram presas 950 pessoas, cumpridos 276 mandados de prisão, apreendidos quase 3 toneladas de cocaína e “skunk”, diversas drogas sintéticas, 122 armas de fogo, 3.789 munições, 163 veículos e quatro aeronaves.