Terremoto de magnitude 7,5 é o mais forte na Venezuela em mais de 100 anos

Abalo foi seguido por cerca de 20 réplicas e só fica atrás de um terremoto de magnitude 7,7 registrado em 1900

Por Copm agências internacionais
5 Min

Terremoto de magnitude 7,5 é o mais forte na Venezuela em mais de 100 anos
Foro: AFP

O terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a Venezuela nesta quarta-feira é o mais forte registrado no país em mais de um século, segundo dados históricos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o instituto, o último tremor de intensidade superior ocorreu em 29 de outubro de 1900, quando um terremoto de magnitude estimada em 7,7 atingiu a costa venezuelana, a nordeste de Caracas, provocando "danos consideráveis".

Nesta quarta-feira, um primeiro tremor de magnitude 7,2 foi registrado às 18h04 no horário local (22h04 GMT), a cerca de 200 quilômetros a oeste da capital venezuelana.

Pouco depois, um segundo abalo, de magnitude 7,5, ocorreu a cerca de 45 quilômetros do primeiro epicentro. Em seguida, o USGS registrou cerca de 20 réplicas.

O serviço geológico americano classificou o terremoto como uma "catástrofe que deverá ter consequências consideráveis". Até o momento, não foram divulgados balanços oficiais sobre vítimas ou danos provocados pelos tremores.

Destruição

Os dois terremotos devastadores deixaram pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos, em meio à destruição generalizada de prédios e cenas de pânico em Caracas e outras partes do país, segundo relatos oficiais.

O primeiro terremoto, de magnitude 7,2 na escala Richter, teve seu epicentro a 21 km a oeste de Morón, às 18h04 (horário local, 19h04 em Brasília), e foi seguido quase um minuto depois por um terremoto mais forte, de magnitude 7,5, a poucos quilômetros de distância, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os terremotos foram sentidos também no Brasil e na Colômbia.

"Neste momento, temos relatos de 32 mortos" e "mais de 700 feridos", disse a presidente interina Delcy Rodríguez, observando que ainda não tinha dados do estado de La Guaira, adjacente à capital e a área mais afetada, especificou ela. "Há dezenas de prédios desabados e estamos empenhados em árduos esforços de resgate para salvar as vidas que Deus nos permitir salvar", disse Rodríguez em uma mensagem à nação após a meia-noite.

As cenas em Caracas eram de destruição e pânico, segundo um jornalista da AFP, que viu um prédio de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, na zona leste da cidade. Pessoas nas ruas gritavam os nomes de seus parentes e alguns voluntários escalavam os escombros. "Precisamos de lanternas", implorava um deles ao cair da noite.

Do lado de fora do shopping Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma comerciante de 42 anos, expressou seu espanto com a magnitude dos tremores.

"Não, eu nem sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Muitas coisas caíram de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência; "Foi assim que nos tiraram de lá", disse ela à AFP. "A escada cedeu, a parede inteira rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível", disse Odalis Escalona, ​​uma funcionária de banco de 54 anos.

O presidente Donald Trump disse que os dois terremotos causaram um "número devastador" de mortes.

"Os Estados Unidos estão prontos, dispostos e aptos a ajudar! Ordenei a todas as agências do nosso governo que se preparem para agir rapidamente." Estaremos lá para nossos novos e queridos amigos." "Os primeiros relatos não são bons", escreveu Trump em uma rede social.

A Venezuela é frequentemente atingida por terremotos — Foto: Federico Parra/AFP

A maioria dos países da América Latina também expressou solidariedade e ofereceu ajuda. O governo interino declarou estado de emergência devido à gravidade dos danos e declarou La Guaira uma "zona de desastre".

Aeroporto fechado

Diversas áreas ficaram sem energia elétrica. Muitas ruas estavam cobertas de cacos de vidro. Prédios desabaram em várias partes de Caracas, relataram jornalistas da AFP. Dezenas de socorristas trabalhavam entre os escombros em busca de possíveis sobreviventes.

"Houve 20 réplicas; este é um evento grave, [...] alguns estados foram particularmente afetados", observou Delcy Rodríguez.

Os tremores danificaram parte das instalações do Aeroporto Internacional de Maiquetía, em La Guaira, a cerca de 40 km de Caracas. "O Aeroporto de Maiquetía está fechado devido aos graves danos em sua infraestrutura", declarou a presidente. Caracas também possui o Aeroporto Militar de La Guaira, Carlota, localizado no centro da cidade.

A líder da oposição e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, enviou uma mensagem de apoio.

"Meu coração, meu abraço infinito e minhas orações estão com todos os lares venezuelanos nestas horas de angústia", escreveu Machado, que está fora da Venezuela desde novembro.


Notícias Relacionadas »