22/06/2023 às 17h29min - Atualizada em 22/06/2023 às 17h29min

REUNIÃO NO TOCANTINS | Sampaio sugere união e fortalecimento de bancadas e representação de parlamentares em fórum de governadores.

Demandas debatidas nas reuniões do Parlamento Amazônico serão apresentadas ao presidente da República em outubro.

- Informações: SupCom Assembleia
O deputado Sampaio discursa na 4ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, em Palmas (Tocantins).



Deputados de Roraima participaram nesta quinta-feira (22), no Plenário Deputado Antônio Pesconi da Assembleia Legislativa de Tocantins, da 4ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico e apresentaram os principais gargalos para o desenvolvimento do Estado, também comuns a outras unidades da Região Norte e da Amazônia Legal, principalmente a regularização fundiária e infraestrutura.
 
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), integrou a Mesa de Honra do Parlamento Amazônico ao lado de representantes de outros estados, da presidente do Parlamento Amazônico, Edna Auzier (PSD-AP), e do secretário nacional de Governança Fundiária, Moisés Savian.
 

Sampaio aproveitou o encontro e sugeriu às Casas Legislativas se unirem às bancadas federais de todos os estados para lutar pelas demandas da Região Norte em Brasília. “Se nós unirmos as bancadas [estaduais] às federais, teremos forças para propor PECs [Propostas de Emenda à Constituição] e barrar qualquer força que venha a nos prejudicar”, disse.
 
Além disso, Sampaio propôs a participação de representantes das bancadas estaduais no fórum de governadores e justificou que a preocupação dos deputados é a mesma dos chefes de Executivo da região. “Temos força suficiente para chamar a atenção do Congresso para temas importantes”, salientou.
 
No encontro, os parlamentares trataram de mineração, regularização fundiária, transporte aéreo, infraestrutura de estradas, internet e reforma tributária. A reunião fechou o primeiro semestre de atividades do Parlamento Amazônico, que percorreu os estados de Rondônia, Pará, Acre e Tocantins.
 
O próximo será em Boa Vista, em 31 de agosto. O anúncio foi feito pela presidente da entidade, deputada Edna Auzier. Entre as principais pautas, estarão regularização fundiária, amplamente discutida nesta quinta-feira, imigração e interligação de Roraima ao sistema nacional de energia pelo Linhão de Tucuruí.
 
“Teremos o encontro em Roraima e continuaremos a discussão. Temos as nossas BRs, os voos para a Amazônia... Hoje se discutiu muito a questão dos embargos, a regularização fundiária... Precisamos dar uma resposta à nossa população e queremos, junto ao governo federal, chegar a um resultado positivo”, explicou a parlamentar.
 
As informações apresentadas pelos parlamentares farão parte de uma agenda única a ser tratada numa reunião com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), em outubro. “Regularização fundiária será o primeiro item da nossa pauta. Faremos um anexo com todas as prioridades da Amazônia, como regularização, desenvolvimento, receita para nossos estados”, complementou, Auzier, denominando a mobilização de “Marcha da Amazônia para Brasília”.
 
Membro do Conselho Fiscal do Parlamento Amazônico, o deputado Gabriel Picanço (Republicanos), ressaltou que no encontro do colegiado são discutidas pautas oportunas e pontuais. “Somos 150 deputados da Amazônia e unidos podemos resolver e reivindicar pautas importantes para a região”, disse o parlamentar que também responde pela Tesouraria-Geral da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).
 
Os demais parlamentares que integraram a comitiva de Roraima avaliaram como positivo o encontro. Dr. Cláudio Cirurgião (União) afirmou que os deputados sugeriram à presidente do Parlamento Amazônico encaminhar ao governo federal documento para a participação de parlamentares da Região Norte na COP-30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém (PA), em 2025.
 
“Todos os estados da Amazônia Legal precisam ter essa representatividade. Vamos encaminhar essa solicitação à presidente Edna para encaminhar ao presidente da República porque a realidade da Amazônia precisa ser discutida e definida pela realidade de cada estado”, disse.
 
Estes encontros, na opinião do deputado Armando Neto (PL), enfatizam os potenciais e as dificuldades de cada unidade. “Nós temos o direito de desenvolver nosso estado, nossos municípios, a nossa família, e o governo federal tem a obrigação de nos assistir com as demandas para desenvolver este país”, completou.  
 
Para o deputado Isamar Júnior (PSC), esta é uma forma de mostrar ao governo federal as deficiências do Norte. “Discutimos os problemas pelos quais passamos e sempre tem um representante da esfera federal aqui para nos ouvir, levar as nossas discussões e tentar solucionar o mais breve possível”.
 
O deputado Éder Lourinho (PSD) parabenizou a Mesa do Parlamento Amazônico pela atenção dada aos pedidos dos integrantes em abordar temas de interesse de todos os estados.
 
A imigração, de acordo com o deputado Lucas Souza (Pros), é uma das pautas peculiares a Roraima. “Todos os estados da Região Norte têm pautas em comum, como a questão da internet, regularização fundiária. Já a imigração é mais voltada para Roraima e Amazonas. O Parlamento Amazônico é importante para debater e somar forças para a Amazônia”.
 
O Parlaz
 
O Parlamento Amazônico reúne deputados estaduais integrantes da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, parte do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. O Parlaz é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp