Rua de Boa Vista em completa escuridão com o apagão desta sexta-feira.
Parte da população de Boa Vista certamente reviveu neste sábado (15) o pesadelo que tanto incomodou e causou angústia entre a metade e o final da década de 1980, com o “apagão desta tarde que deixou todo o Estado de Roraima sem luz das 16 horas até às 22 horas. Todos os bairros da capital e os municípios do interior que são abastecidos pela Roraima Energia também foram afetados.
Em nota a Roraima Energia informou que houve um desligamento geral no sistema elétrico, ocasionado por um desligamento das usinas de geração, mas não especificou exatamente as causas do problema.
"Nossas equipes estão atuando em conjunto com os fornecedores para recompor o sistema o mais breve possível", disse a empresa. Até o fechamento desta matéria a Roraima Energia não havia se pronunciado com mais clareza sobre o ocorrido.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA PREJUDICADO
Com a queda de energia, o abastecimento de água ficou comprometido em alguns bairros da capital já que o apagão também interrompeu as atividades de captação e tratamento de água da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
Roraima é o único estado do país que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, durante anos, dependeu da energia fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019 e, desde então, o trabalho é feito por quatro termelétricas da Roraima Energia.
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informu que o apagão ocorrido neste sábado (15), no Estado de Roraima, e que durou cerca de cinco horas, prejudicou o abastecimento de água em toda a capital e no interior do Estado.
Até o horário do apagão, por volta das 16h, a produção de água potável estava atendendo a demanda de todas as regiões. Entretanto, com a falta de energia elétrica, todos os Centros de captação, os poços artesianos, as Estações de tratamento de água e as Estações elevatórias da Caer pararam de funcionar.
Ressalta que, ao contrário da energia elétrica, o retorno do abastecimento não é imediato, uma vez que o sistema precisa restabelecer o nível de água em todos os centros de reservação e distribuição.
O parque térmico do estado é formado pelas usinas termelétricas de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito, ambas na zona Oeste, e Novo Paraíso, em Caracaraí, região Sul do estado.