14/08/2023 às 08h16min - Atualizada em 14/08/2023 às 08h16min

SAÚDE E PREVENÇÃO: Criada pela ALE/RR Semana do Coração busca conscientizar população sobre cuidados com saúde mental e física.

Médico do Núcleo de Saúde do Poder Legislativo destaca que doenças devem ser prevenidas de forma ‘primária’, ‘secundária’ e ‘terciária’ .

- Fonte: SupCom Assembleia.
 

A Semana Estadual do Coração, de acordo com a Lei Estadual nº 995/2015 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), Soldado Sampaio (Republicanos), é celebrada no período que compreende o dia 14 de agosto.  

A prevenção de doenças cardiovasculares é de extrema importância, e o médico Sebastião Douglas Portella, um dos profissionais responsáveis pelo atendimento no Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa, informa que essas doenças devem ser prevenidas de forma primária, secundária e terciária.
 
“O foco primário está nos cuidados para evitar a doença antes de adquirir, então é importante manter uma rotina de atividade física, uma alimentação saudável e evitar excessos de álcool e tabaco. A forma secundária é quando a pessoa já possui alguma doença de erro alimentar, como a diabetes tipo 2, ou seja, é necessário manter os cuidados devidos para evitar que essas doenças se agravem em uma cardiovascular”, explicou o médico.
 
Portella também fala que a prevenção terciária trata de quando já se tem a doença e as faltas de cuidado já causaram complicações. Ele destaca que é importante que os cuidados comecem desde cedo, de preferência na infância e na adolescência, com a prática esportiva e boa alimentação. Os cuidados com a mente também são importantes para manter o corpo e o coração em funcionamento. O psicólogo Wagner Costa explica que o corpo é como um time e o coração e a mente são os capitães, quando um está estressado acaba afetando o outro.
 
“Sabe quando você está estressado? A sua mente libera substâncias que podem prejudicar o coração. Isso pode fazer as artérias ficarem entupidas causando problemas. Também pode fazer a pressão do sangue subir, o que não é bom para o coração”, alertou Costa.
 
O psicólogo recomenda práticas de meditação e mindfulness, que se trata de práticas para exercitar o foco e fazer o cérebro e corpo funcionarem de forma harmoniosa. “Eu diria para todos, nesta Semana do Coração, pensarmos o que fazer para acalmar a nossa mente. Porque não há dúvida de que uma mente equilibrada gera um corpo equilibrado. Uma mente equilibrada gera um coração funcionando harmoniosamente”, conclui Wagner Costa.
 
Além da norma que institui a Semana Estadual da Saúde do Coração, sancionada em 2015, o Poder Legislativo aprovou em 2016 a Lei nº 1.051, que autoriza a criação do Programa Estadual de Saúde Móvel do Coração. Também de autoria do deputado Soldado Sampaio, a norma visa atender à população privada de condições para realizar exames cardíacos fundamentais para identificação de anomalias, bem como a prevenção a infartos e outras complicações.
 
A íntegra dessas e outras leis estaduais pode ser conferida no link no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) no endereço: (https://sapl.al.rr.leg.br/), desenvolvido pela Interlegis do Senado Federal, que disponibiliza à população uma importante ferramenta para consulta das normas jurídicas aprovadas e das matérias legislativas que estão em trâmite no Parlamento roraimense.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp