16/08/2023 às 07h15min - Atualizada em 16/08/2023 às 07h15min
CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico
A Coluna de hoje: 16 de Agosto | Poder, Política e Bastidores
Reunião ocorrida em São Paulo juntou a cúpula nacional do MDB com foco nas eleções do ano que vem. Foto:Divulgação/Romero Jucá O prestígio de Romero Jucá junto a cúpula do MDB Nacional
O ex-senador Romero Jucá não dorme em serviço: com afazeres em ebulição na capital federal, o presidente do MDB roraimense se reuniu na segunda-feira (14) em São Paulo com as mais proeminentes figuras do Partido, um dos maiores do país. “Um registro importante para Roraima. Comecei a semana reunido com grandes amigos do MDB Nacional. Discutimos os objetivos do MDB para as próximas eleições. E Roraima terá atenção especial do nosso partido”, disse Jucá para destacar o registro fotográfico.
segundo Jucá o MDB tem um firme compromisso com o desenvolvimento do país. E isso começa com o apoio aos municípios e Estados para que eles possam crescer, gerando oportunidades e qualidade de vida para as pessoas. Foi um prazer tratar desse assunto com o presidente Nacional, meu amigo e deputado federal Baleia Rossi, o meu amigo Michel Temer, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o governador do Pará, Helder Barbalho, os deputados federais Eunício, Isnaldo Bulhões e Alceu Moreira, além do senador Marcelo Castro e outros grandes expoentes do nosso partido.
Detalhe do registro: em meio a tantos figurões, novos e antigos do MDB, Jucá ocupava justamente o lugar de destaque na Mesa. A cabeceira...
Mais processos pela frente Depois de pautar e julgar o primeiro processo que determinou a cassação de Antonio Denarium (PP), O TRE de Roraima analisará nos próximos dias mais dois processos que podem levar à mais uma cassação de mandato do governador e do vice.
Uma das ações envolve o uso do programa Morar Melhor, pelo qual o Governo reformou casas de pessoas de baixa renda durante as eleições de 2022 e outros fatos que configuram abuso de poder econômico ou conduta vedada.
A outra ação trata daqueles R$ 22,6 milhões que o governador pagou a um empresário como indenização pela desapropriação do terreno onde hoje está a Praça das Fontes, ao lado do Totozão.
Nesse caso, além do pagamento feito sem a anuência da Justiça a apenas cinco dias das eleições, há uma outra ação relacionada ao caso no TJRR.
E, ao que tudo indica, a Justiça Eleitoral irá utilizar as provas (mais que robustas) do processo do TJRR. Ou seja, Denarium pode ter o mandato cassado mais vezes.
A corrida pelo Hélio Campos A cassação definitiva dos mandatos de Denarium e do vice Edilson Damião, se ocorrer, só virá depois de esgotados todos os recursos, no TRE, inicialmente, no TSE, posteriormente.
Mas o julgamento desta segunda (14), que levou o governador a nocaute no primeiro round, já causou alvoroços no mercado do voto.
E como a política se antecede aos fatos com seu dinamismo, já surgem os prováveis nomes para disputar o Palácio Hélio Campos em uma eventual eleição suplementar.
A ex-prefeita Teresa Surita (MDB) é sem dúvida o nome a ser batido. Derrotada no ano passado, Teresa não desistiu do sonho de governar Roraima e se houver nova eleição, já estará azeitada para a campanha.
Mas há outros nomes proeminentes que almejam concorrer ao posto: o senador Mecias de Jesus e o deputado Soldado Sampaio (ambos do Republicanos), além de umou outro que queira se aventurar.
Ironias do destino... O avante, Partido Político que representou contra o governador cassado Antonio Denarium no TRE é o mesmo que agora está sob o comando do filho de Hiran Gonçalves, o Hiranzinho.
O Partido ingressou com a ação logo após o término da eleição de 2022, baseando a denúncia em crime de abuso do poder econômico e político, porque Denarium inflou um programa de distribuição de cesta básica que estava estacionado.
Neófito em política, Hiranzinho entrou nessa onda de presidente partidário porque a estratégia era tentar estancar o curso da ação com uma petição de desistência.
A marmelada só não foi adiante porque os estrategistas de Denarium descobriram que a trama não funcionaria, porque a maioria dos juízes do TRE já estavam vacinados contra a tramoia.
Apagão não afetou Roraima Outra ironia que nos maravilhou na manhã de ontem (terça-feira 15). Enquanto o restante do país agonizava com a falta de luz, vitimado por um blecaute, Roraima seguiu seu curso com naturalidade.
Fomos favorecidos – pasmem – justamente por não estamos integrados ao Sistema Nacional de Distribuição Elétrico. Ficamos numa boa o dia inteiro, enquanto em todos os estados, praticamente duro parou.
O apagão interrompeu a funcionalidade do país em todas as regiões. Em alguns estados, durou o dia inteiro. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
Dados que mede o Sistema Integrado Nacional (SIN) do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.
Dados do Operador Nacional do Sistema (NOS) indicava que ainda tinha região na escuridão até o final da noite.
Quem vai reparar o dano? O ex-senador Romero Jucá comemorou a decisão majoritária do Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que inocentou da acusação de ter sido beneficiado em esquema de propina, apontado pela Lava-Jato.
Além de Jucá, os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho e os ex-senadores Edison Lobão, José Sarney e Valdir Raupp, e o ex-presidente da Transpetro e delator, Sérgio Machado, foram acusados de receber R$ 864 milhões em propinas de contratos com a Petrobras entre 2004 e 2012. Tudo agora devidamente reparado pelo STF.
Vogal do diretório nacional do MDB, Jucá disse que “sempre acreditou na justiça” e que a decisão do STF “confirma a sua idoneidade moral”. “Romero Jucá enfrentou seis anos de acusações injustas e ataques feitos por parte dos seus opositores”, disse a assessoria, em nota.
Na avaliação do ex-senador, a demora na apuração do caso prejudicou a imagem do político, o que espera a ser reparado agora, “especialmente, pelos veículos de comunicação que deram ampla divulgação as denúncias mentirosas e infundadas”
Pod Prefs: um programa inteligente A Prefeitura de Boa Vista lançou nesta terça-feira (15), um novo canal de comunicação, o Pod Prefs BV, um podcast de entrevistas que vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no Youtube. O programa foi instituído no âmbito do município de Boa Vista por meio do decreto nº 101/E, de 8 de agosto de 2023.
É um canal de comunicação semanal, de mídia audiovisual, com informações sobre a gestão, suas ações, programas, campanhas e notícias em geral, com o objetivo de ampliar o diálogo entre a administração municipal e a população. O Pod Prefs BV será apresentado pelo jornalista Rubens Medeiros.
Na primeira edição o que se viu foi algo absolutamente diferenciado do ponto de vista de tudo que é oferecido na internet. Abordagem técnica, respostas inteligentes dos entrevistados, questões pertinentes sobre temas igualmente importantes para a vida do boa-vise-tense. Vai pegar, assistam.
O episódio de estréia abordou a Boa Vista que queremos para o futuro, estrelado pelo prefeito Arthur Henrique e os convidados Marcelo Moreira, secretário municipal de Obras e Urbanismo, e a arquiteta e urbanista, Jéssica Ojana, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).
Foi um show. É tão bom, o Pod Prefs, que pela qualidade do debate, sobretudo pela habilidade do prefeito em colocar as respostas para os temas abordados, a pessoa fica grudada na tela do computador ou do smartfhone. O cenário, a sonoplasta, o conjunto da obra, tudo perfeito. Parabéns aos idealizadores.
YANOMAMI: de volta para casa Nesta terça-feira (15), em mais uma ação de assistência humanitária às comunidades indígenas Yanomami, as Forças Armadas realizaram o transporte de nove indígenas - oito adultos e uma criança - para a comunidade Xihopi, localizada na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A ação ocorreu em atendimento à solicitação feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Yanomami), por meio do Centro de Operação de Emergências - Yanomami (COE-Yanomami).
Os indígenas, que estavam em Boa Vista recebendo atendimento médico, foram levados de volta à comunidade para participar do sepultamento de um familiar. O transporte de indígenas é uma das atividades desempenhadas pela Operação Ágata Fronteira Norte, que já ultrapassou a marca de 400 missões de apoio aéreo dessa natureza. (Fonte: CMA).