A situação é de normalidade na fronteira com Brasil com a Venezuela (Santa Elena-Pacaraima).
A Polícia Federal, responsável pela fiscalização migratória ao longo da fronteira do Brasil com os países vizinhos, está monitorando a a fronteira com a a Venezuela, em Pacaraima (RR), nesta sexta-feira (10) com a posse do presidente Nicolás Maduro, e acompanha os desdobramentos das manifestações no país venezuelano.
Segundo a PF, observou-se uma ‘leve redução’ no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas.
“Em relação ao fechamento da fronteira, não há indicativos de que isto aconteça por parte do Brasil. É importante ressaltar que, historicamente, a Venezuela já impôs restrições à passagem em seu território pela fronteira em Pacaraima (RR)”, aponta a instituição.
Fronteira com a Colômbia fechada O governo da Venezuela fechou as fronteiras e suspendeu todos os voos proveniente e em direção à Colômbia. A medida entrou em vigência às 5h da manhã (horário local) desta sexta-feira (10) e está prevista para durar até às 5h da manhã da próxima segunda-feira (13).
A decisão ocorreu horas antes da cerimônia de posse do presidente Nicolás Maduro, que foi reeleito para um terceiro mandato e que realizou o protocolo presidencial nesta manhã de sexta-feira (10) em caracas, na Assembleia Nacional do país.
Segundo o governador do estado venezuelano de Táchira, Freddy Bernal, que faz longa fronteira com a Colômbia, a decisão foi orientada pelo próprio presidente e pretende conter uma "conspiração internacional".