13/10/2023 às 11h52min - Atualizada em 13/10/2023 às 11h52min

No Norte, Roraima teve o melhor desempenho na demanda por crédito das empresas em agosto, indica Serasa Experian.

Variação anual mostrou que nacionalmente também foi registrada alta na busca dos negócios por recursos financeiros em 10,1%, número mais alto de 2023 até agora.

- Fonte: Serasa Experian
Segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, em agosto, todas as Unidades Federativas (UFs) do Norte do país registraram alta na busca dos negócios por recurso financeiro, com destaque para Roraima que teve o maior percentual (13,6%) e o Amapá o menor (3,0%).

Na visão nacional, em agosto foi registrada uma alta de 10,1% na busca das companhias por recursos financeiros no comparativo com o mesmo mês de 2022. Esse número é o mais alto de 2023 até agora, após reações tímidas e quedas acentuadas nos meses anteriores. Na visão por porte das empresas, as “Micro e Pequenas” (MPEs) registraram o maior número desde maio de 2022 (10,2%) e ultrapassaram as “Grandes” (9,8%). 

 
“O número positivo pode indicar que a retração da Selic no país possa estar surgindo efeito ao dar mais fôlego para as empresas buscarem crédito no mercado. Ter recursos financeiros para ter dinheiro em caixa e pagar seus fornecedores é crucial para que os negócios existam e operem, por isso as MPEs reagiram de forma mais agressiva no período da análise”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
 
A visão por setores das empresas mostrou que, em agosto, a variação da demanda por crédito foi mais acentuada pelos negócios de “Serviços” (13,8%), seguidos por aqueles de “Comércio” (6,9%), “Indústria” (4,1%) e “Demais” (2,6%), onde posicionam-se as companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor”. 
 
Reação positiva em todas as UFs
Apenas duas das 27 Unidades Federativas (UFs) do Brasil tiveram queda na demanda das empresas por crédito no mês de agosto, com destaque para Rio de Janeiro com a liderança do ranking. 

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O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.

A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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