10/04/2024 às 07h34min - Atualizada em 10/04/2024 às 07h34min

Preso o "czar" do petróleo da Venezuela: crimes de terrorismo, narcotráfico e criptomoedas

Tareck El Aissami foi preso por crimes de terrorismo, narcotráfico e corrupção com esquemas de criptomoedas.
O procurador-geral do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, anuncioun esta terça-feira (9) a captura do ex-czar do petróleo juntamente com dois cúmplices no que chamou de “segunda fase das investigações do caso PDVSA-Cripto”.
 
De acordo com as conclusões da investigação, esta rede liderada por Tareck el Aissami dedicava-se à realização de uma série de atividades ilícitas que incluíam a atribuição ilegal de carregamentos de petróleo bruto, coque e óleo combustível, bem como de produtos da Corporação Venezuelana de Guiana (CVG).

 
“Esses canalhas, que num mau momento usaram os cargos que o Estado lhes deu para obviamente fazerem avanços importantes na economia, aliaram-se aos empresários maleteiros para procurar, nesta conspiração económica, destruir a economia”, disse Saab, que descreveu Aissami como “chefe do pranato (organização criminosa)” desta trama relacionada à estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).
A sua detenção tardia coincide com a pena de 21 anos de prisão que a justiça dos Estados Unidos aplicou ao soldado Cliver Alcalá Cordones, próximo do presidente Hugo Chávez, por tráfico de drogas e fornecimento de armas à guerrilha terrorista das FARC. Em fevereiro de 2017, o Departamento do Tesouro dos EUA acusou-o de tráfico de drogas e impôs sanções. Seu visto foi retirado e seus bens nos Estados Unidos foram confiscados, além de proibir instituições americanas de manterem relações financeiras ou comerciais com ele.

Ele também é acusado de ajudar membros do grupo terrorista libanês Hezbollah a entrar na Venezuela, segundo investigações do serviço de inteligência venezuelano reveladas pelo The New York Times .

Captura dos líderes do plano de corrupção
“Conseguimos revelar a participação direta e consequente detenção” de El Aissami “a ser apresentada e acusada pelo Ministério Público nas próximas horas”, informou Saab em comunicado à imprensa. O ex-confidente do presidente Nicolás Maduro e do seu antecessor Hugo Chávez estava ligado à rede de corrupção através da venda de petróleo bruto através de criptoativos.

O procurador do regime garantiu que a detenção ocorreu após “denúncias de pelo menos cinco testemunhas” ouvidas pelos procuradores. “Conseguimos revelar a participação direta e a prisão de Tareck el Assami”, disse ele. Enfatizou os enormes danos que esta conspiração pretendia contra a economia venezuelana, o que teria tido graves consequências.

Também foi preso Simón Alejandro Zerpa, ex-ministro da Economia e Finanças e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento (Fonden), um fundo de desenvolvimento criado por Hugo Chávez em 2005 onde as receitas excedentárias do petróleo foram depositadas e acabaram por se tornar uma centrífuga de corrupção.

Como Samark López Bello, que atuou através de um banco digital, como operador financeiro deste grupo, para fornecer dinheiro digital e dinheiro vivo para o funcionamento da máfia. Desde 2017, López foi sancionado pela OFAC dos Estados Unidos por supostos crimes de lavagem de dinheiro. Sobre López, o promotor afirmou que ele é um “bichinho” que “se faz passar por empresário”, que teve o papel de “legitimador de capital e lavador de dinheiro”.

«O objectivo e meta desta máfia, liderada por Tareck el Aissami, não era outro senão implodir a economia nacional; destruir a nossa moeda pressionando a valorização do dólar paralelo, e assim fazer fracassar as políticas econômicas promovidas pelo Executivo”, afirmou Saab.

Acusações por acusar El Aissami e seus cúmplices
Os três detidos serão acusados, entre outros crimes, de traição, apropriação ou desvio de bens públicos e branqueamento de capitais. “Uma pluralidade de crimes que culminarão numa sanção exemplar”, afirmou o procurador.

Ele também ligou o ex-czar do petróleo a uma rede de prostituição de jovens para lavagem de dinheiro, conhecida como bonecas de ouro negro. "A garota pré-paga favorita de Tareck el Aissami fugiu para os Estados Unidos, ela é Ely Jaims. O nome verdadeiro dela é Elizabeth Yepez”, destacou. "Este grupo tinha uma obsessão pelas máfias que aparecem na televisão. “Eles mantinham uma rede de prostituição jovem, copiada de Rafael Ramírez (ex-presidente da PDVSA)”, observou o promotor.

Corrupção através de ativos criptográficos
A venda de petróleo bruto através de criptoativos foi uma aposta do governo Maduro para evitar as sanções financeiras impostas por Washington contra a Venezuela. Na primeira etapa da investigação da trama, há um ano, foram presos 61 funcionários, políticos e empresários. Saab observou que até agora 54 pessoas foram acusadas e outros 17 mandados de prisão foram emitidos.

O responsável explicou o plano de corrupção que o trio levava a cabo. Através desta segunda fase da operação, indicou o procurador, “foi possível detectar e desmembrar uma rede de funcionários” que “utilizaram os seus cargos para realizar operações petrolíferas ilegais”. Isto, disse, através da “cessão de cargas de petróleo bruto à Superintendência Nacional de Criptoactivos e a particulares, sem qualquer tipo de controlo administrativo ou garantias”. Descumprimento das normas de contratação da PDVSA.

Segundo testemunhas, disse Saab, eles realizaram “vendas de PDVSA e produtos de mineração abaixo do valor de mercado”.

O objetivo, reiterou Saab, era destruir a economia venezuelana. Segundo o que foi revelado após o interrogatório das testemunhas, elas operavam utilizando empresas de pastas e pagamentos em criptomoedas no exterior para administrar o dinheiro como quisessem e impedir que o Banco Central da Venezuela tivesse acesso a ele.

“Desta forma controlavam o acesso à moeda estrangeira no mercado nacional, o que lhes permitia especular com o mercado cambial”, disse. O ex-ministro Rafael Ramírez também é citado pela testemunha. A declaração indicaria que parte dos lucros obtidos por ele e pelo deputado Hugbel Roa foram investidos em fazendas de mineração de criptomoedas. Isto com o conhecimento de El Aissami.

As três testemunhas, disse o procurador, emitiram declarações semelhantes que envolvem a cobrança de comissões no processo de marketing; solicitação de brindes para garantir acesso a contratos; roubo de fundos públicos e especulação financeira para obter lucros e afundar a economia. O promotor explicou que no caso de Samark López ele atuou por meio de um banco digital e de caixa “para apoiar toda essa máfia criminosa”.

As “atribuições” para a venda do petróleo bruto venezuelano, explicou, foram feitas em reuniões clandestinas com o conhecimento de El Aissami e Antonio Pérez Suárez. Da mesma forma, pela venda de cada petroleiro, e se o pagamento fosse em transações, a comissão era de 5%. Se fosse em dinheiro, acrescentava-se 3%.

Para contornar as auditorias da Vice-Presidência de Finanças, foi criado um gabinete denominado Unidade Especial de Trabalho, que elaborava as contas.
“Com os diferentes esquemas fraudulentos de lucro aplicados, Pérez Suárez apreendeu uma fortuna tipificada por bilhões de dólares”, disse ele.
 
Fonte: El Nacional
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp