A Polícia Federal prendeu em flagrante, nessa última segunda-feira (13), duas pessoas pelos crimes de usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo, no Aeroporto de Boa Vista.
A ação teve início a partir de denúncia indicando que em um voo havia um passageiro transportando ouro de maneira ilegal. Após fiscalização, foram encontrados 7,850 kg de ouro de maneira ilegal, com uma mulher.
| O ouro apreendido pela PF em Boa Vista. Foto: PF/RR
Em seguida, os policiais federais conseguiram localizar o receptador do material, o qual estava aguardando a chegada da mulher nas imediações do Aeroporto. O suspeito foi abordado e, na sua posse, foi encontrada uma arma de fogo.
A mulher responsável pelo transporte do ouro relatou que a sua função era apenas transportar o ouro até Boa Vista, e que a mercadoria seria entregue ao indivíduo abordado pelos agentes nas imediações do aeroporto, o qual, inclusive, já foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal no ano de 2023, que teve como objetivo desarticular a atuação de pilotos de aeronaves que serviam de apoio logístico ao garimpo ilegal operacionalizado na Terra Indígena Yanomami.
Diante da situação, os indivíduos foram encaminhados à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo/RR, onde permanecerão à disposição da justiça. Esta ação é mais uma de combate ao garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami, além de atender as diretrizes contidas na ADPF(709).