05/06/2024 às 17h39min - Atualizada em 05/06/2024 às 17h39min

Marcelo Cabral cobra do Governo Federal apoio aos produtores que sofrem com perdas causadas pelas queimadas, chuvas e pragas

Marcelo Cabral (Cidadania) destaca dificuldades vividas por produtores rurais de Mucajaí, Iracema e Alto Alegre

Foto: Divulgação/SupCom/ALE
O vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Marcelo Cabral (Cidadania), usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (5) para pedir apoio do governo federal, deputados e órgãos públicos na busca por uma solução frente às graves dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais do interior de Roraima que tiveram perdas expressivas causadas por queimadas, chuvas intensas e em razão da praga da lagarta nos pastos, o que comprometeu especialmente a pecuária e a agricultura dos municípios de Mucajaí, Alto Alegre e Iracema.
 

“Tenho acompanhado os relatos dos deputados desta Casa sobre essa situação e recebi ligações de diversos produtores pequenos, médios e grandes de Apiaú, Vila Nova, Samaúma, do Paredão, falando sobre o sofrimento deles e do que podemos fazer para ajudá-los a cuidar do rebanho”
, disse o parlamentar.

Em visita à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Marcelo Cabral tomou conhecimento da movimentação atípica de 90 mil cabeças de gado na região em maio, com animais ficando à beira da estrada ou em caminhões.

Diante disso, ele defendeu medidas de apoio aos pequenos produtores, muitos dos quais perderam a esperança. “Quero pedir à Comissão de Agricultura, em nome do parlamentar Armando Neto, para que se façam um levantamento e visita in loco aos produtores”, complementou.

Governo federal

Após reconhecer as medidas iniciais do governo do Estado, Marcelo Cabral reforçou que o enfrentamento da problemática deve envolver diretamente o governo federal no refinanciamento de dívida dos produtores.

“O investimento em pecuária é a longo prazo. Quem pega, precisa esperar no mínimo três anos para ter retorno. O governo do Estado está fazendo a sua parte, fez um pacote para ajudar a plantar, mecanizar e orientar o produtor. Precisamos juntar os Poderes, associações e cooperativas para fazer uma grande carta ao governo federal, que hoje financia 95% dos produtores. O pequeno produtor quer ter oportunidade de pagar sua conta, pois o seu maior bem é a terra e o segundo, o seu rebanho”, concluiu Cabral, que pediu ainda apoio à bancada de deputados federais e senadores para reverberar a situação nacionalmente.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp