Jorge Everton já tem garantidos os votos suficientes para se eleger conselheiro do TCE. Foto: SupCom/ALE
O processo político na Assembleia Legislativa para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE), que vai ocupar a vaga de Henrique Machado, está praticamente definido. O deputado Jorge Everton (União Brasil), candidato declarado ao posto, deve ser o eleito pois já reúne em defesa de sua candidatura um número expressivo de 15 parlamentares. As questões jurídica e administrativa também devem ser definidas esta semana quando o presidente da Casa, deputado Sampaio (Republicanos) decretar o início do processo sucessório com a publicação do edital e abertura do prazo de inscrição para quem desejar participar do certamente.
Embora a competência da escolha seja prerrogativa absoluta e única da Assembleia Legislativa, qualquer cidadão pode se inscrever, desde que esteja gozando dos direitos políticos plenos e atenda aos requisitos exigíveis no edital. A eleição do novo conselheiro se dará em votação fechada no Plenário da Assembleia e aquele que alcançar a maioria constitucional de deputados – 13 votos – será o escolhido.
Nesta terça-feira (11) o deputado Jorge Everton confirmou ao Blog a realização de uma reunião ocorrida na segunda (10), (FOTO ACIMA) em que 15 parlamentares declararam apoio ao seu nome, onde fica automaticamente inviabilizada a inscrição de qualquer outra candidatura.
Everton também tem o apoio do governador Antonio Denaium (PP) que garantiu isenção absoluta no processo de escolha. “Não vou interferir nem criar embaraços. Essa competência de eleger o conselheiro é da Assembleia. A vaga é da Assembleia. Não vou me meter”, disse Denarium em conversa com o deputado.
Da mesma forma Everton informou que o presidente da Assembleia, deputado Sampaio, não vai se envolver politicamente na escolha de nomes nem interferir na votação em Plenário. Segundo o deputado, Sampaio assegurou que o Plenário é soberano e quem se viabilizou politicamente e obtiver a maioria dos votos dos deputados, será o novo conselheiro.
LEGÍSITIMO REPRESENTANTE DA ALE Jorge Everton afirmou ao Blog na manhã desta terça-feira (11) que é o candidato legítimo da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima para ocupar a vaga de conselheiro no TCE. Segundo ele é consenso entre os seus colegas da Casa que essa vaga tem que ser ocupada por um deputado estadual, a fim de garantir as prerrogativas políticas e o equilíbrio na formatação da Corte de Contas.
“Coloquei meu nome para concorrer à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas porque acredito que posso ajudar ainda mais o meu querido estado de Roraima. Tenho com clareza em minha mente que essa eleição não é minha e, sim, de todos os deputados e partidos que nos apoiam”, disse.
O parlamentar disse ainda que o fato de sua candidatura estar recebendo apoio de partidos políticos, como o caso do Republicanos, que foi anunciado na última semana pelo senador Mecias de Jesus, não quer dizer que sua candidatura esteja atrelada a qualquer grupo ou representação partidária.
“A Assembleia é composta por integrantes de vários partidos políticos e é natural que alguns façam sua escolha por um ou outro candidato. Agradeço aos colegas e aos partidos que escolheram meu nome para a vaga de conselheiro e garanto que representarei muito bem a Assembleia e o povo de Roraima na nossa Corte de Contas. Quero contar com o apoio dos meus colegas deputados e, acredito que, juntos, iremos construir um entendimento que ao final seremos vitoriosos”, finalizou.
VEJA LISTA DE DEPUTADOS APOIADORES DE JORGE EVERTON: