Gestores municipais que atuam na modalidade de educação infantil e ensino fundamental participam nesta quinta-feira, 6 e sexta-feira, 7, de um intercâmbio pedagógico que tem como principal objetivo proporcionar troca de experiências entre os profissionais de diferentes unidades, visando o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino.
Neste primeiro dia de encontro, participaram os gestores que atuam nas escolas onde a educação infantil é ofertada. Eles visitaram quatro unidades de referência: Núcleo de Creches Senador Hélio Campos, Núcleo de Creches Cidade Satélite II, Escola Municipal Criança Feliz e Escola Municipal Waldinete De Carvalho Chaves.
Já na sexta-feira, 7, será a vez dos gestores das escolas onde o Ensino Fundamental é ofertado, ocasião em que serão visitadas quarto unidades: Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo, Escola Municipal Nova Canaã, Escola Municipal Centenário de Boa Vista e Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz.
“Esse encontro é fundamental para que possamos compartilhar boas práticas desenvolvidas neste primeiro semestre para fortalecermos, ainda mais, todo o trabalho que fazemos na rede. Nesta sexta será a vez dos gestores que atuam no ensino fundamental e um dos principais focos será compartilhar estratégias para que possamos obter um bom índice no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”, explicou a secretária de Educação, Consuêlo Sales.
INTERCÂMBIO – Em visita ao Núcleo de Creches Cidade Satélite II, Lourdes Santos, gestora do Núcleo Senador Hélio Campos, falou da importância da iniciativa que beneficia diretamente os alunos. “É uma oportunidade de ouvir relatos e experiências que podem contribuir e muito no trabalho que desenvolvemos na nossa unidade. Com certeza levaremos exemplos que refletirão no dia a dia das crianças”, contou.
Adriana Melo esteve como gestora do Núcleo Cidade Satélite II e desenvolveu diversos projetos que se tornaram referência para outras unidades. Para ela, uma felicidade compartilhar os bons resultados deste trabalho.
“Todos os projetos foram pensados com base nossa proposta pedagógica e foram trabalhados com a participação das crianças e familiares. Aqui, por meio do ‘Quintal Brincante’ temos grandes iniciativas, a exemplo do redário, um sucesso entre as crianças”, explicou.
EDUCAÇÃO INFANTIL – O município conta, atualmente, com 131 escolas, distribuídas tanto na zona urbana, como indígena e do campo. São 49.996 alunos matriculados, sendo 4.176 atendidos na Educação/Creche – 2.078 em unidades municipais e 1.468 em conveniadas.
O Núcleo Senador Hélio Campos recebeu, recentemente, três das oito novas unidades entregues em apenas dois anos, por meio do Maior Programa de Ampliação de Escolas e Creches de Boa Vista. Com isso, foram criadas 2.044 novas vagas nesta modalidade, que atende crianças com idade entre 2 e 3 ano
s.