Lula assina Ordem de Serviço do Linhão nesta sexta (4)
O presidente Lula da Silva (PT) vai anunciar a retomada do programa Luz para Todos e lançar o Programa de Descarbonização da Amazônia, na praça Digital, em Parintins, a partir das 11h desta sexta-feira (4). O Luz para Todos tem como conceito garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal.
Conforme o Planalto, o programa se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
O Programa de Descarbonização da Amazônia pretende adicionar 211 localidades que ainda não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional. São cerca de três milhões de consumidores. Assim, o programa também prevê interligação de transmissão e distribuição de energia e ações de conectividade, levando internet a áreas remotas.
Da mesma forma, no mesmo local, Lul anunciará a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica . Sendo assim haverá também a assinatura de Ordem de Serviço para a construção do Linhão que vai ligar Manaus (AM) – Boa Vista (RR).
Alguns deputados federais de Roraima estarão presentes ao ato na cidade do boi-bumbá. A deputada Helena Lima (MDB) acompanhará o presidente Lula no avião presidencial.
3 mil empregos diretos
Linhão: Foto ilustrativa. A TNE – o consórcio que executará a obra – conectará o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da Linha de Transmissão com aproximadamente 721 km de extensão, operando em 500 kV, circuito duplo, desde a Subestação Boa Vista, na capital, até a Subestação Eng. Lechuga, no estado do Amazonas. Além destas duas subestações será implantada também uma subestação seccionadora (SE Equador) no município de Rorainópolis - RR.
A TNE foi constituída por meio do consórcio composto pelos acionistas Alupar (51%) e Eletronorte (49%), que sagrou-se vencedor no leilão 004/2011 realizado pela ANEEL.
A TNE tem como objetivo principal a redução da geração térmica no estado de Roraima, a possibilidade de escoamento de 700 MW provenientes de usinas hidrelétricas inventariadas no estado de Roraima para o restante do SIN e da comercialização de energia elétrica com a Venezuela.
Durante a fase de implantação (construção) do empreendimento espera-se a criação de cerca de 3.000 empregos diretos, distribuídos entre canteiros de obra e escritórios, além de muitos outros indiretos decorrentes da cadeia produtiva necessária para fornecer os insumos a serem utilizados.
Hiran Gonçalves na Saúde? Dá-lhe JR...
Integrantes do Partido Progressistas (PP) já falam em nomes da sigla que poderiam ocupar o comando do ministério da Saúde. Entre eles, o atual secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro e deputado federal licenciado, Dr. Luizinho (RJ), e o senador Hiran Gonçalves (RR). Ambos são médicos.
Dr. Luizinho é tido como o preferido da cúpula do PP, como o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira (PI), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL). No entanto, o fato de ele compor um governo mais de direita no Rio é visto como um ponto que pode pesar negativamente para o Planalto.
Se de fato for efetivado no Ministério da Saúde, embora Lula tenha dito que a saída de Nísia Trindade – a atual ministra – é inegociável, Hiran abriria vaga no Senado para o jornalista José Raimundo Rodrigues e Silva, o popular JR, braço direito do senador Mecias de Jesus.
Latam volta a Caracas
Pouso da TAM em Maiquetia (Caracas) A companhia aérea Latam Airlines, a maior da América do Sul, retomou nesta terça-feira as operações comerciais com a Venezuela, onde pousou um voo direto do Peru pela primeira vez em sete anos, estabelecendo assim uma frequência diária entre Caracas e Lima.
O presidente do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), Juan Teixeira, saudou o voo inaugural com uma mensagem via Twitter, onde partilhou fotografias da aterragem do primeiro avião no Aeroporto Internacional "Simón Bolívar", que serve Caracas.
“Continuamos a construir a rede de conectividade que o país exige, fortalecendo o setor aéreo e tornando-o um suporte fundamental para a nossa economia”, disse o responsável.
Mais garimpeiros se entregam
Garimpeirospresos pelo Exército. Nesta quarta-feira (02), tropas das Forças Armadas realizaram o transporte de 8 pessoas, entre elas uma criança, retiradas da região de Palimiú-RR. Ainda ontem (01), também ocorreu a desintrusão de um suspeito de garimpo ilegal, que se entregou às Forças Armadas, totalizando 119 detidos desde 6 de fevereiro.
A criança, de dois anos de idade, não foi apreendida, mas permaneceu junto à sua mãe. Todos foram transportados para Boa Vista-RR e conduzidos até a sede da Superintendência da Polícia Federal (PF).
As desintrusões da Terra Indígena Yanomami (TIY) são realizadas em conjunto com a Polícia Federal, a FUNAI e o IBAMA, no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte.
Esta operação é um trabalho coordenado entre as Forças Armadas, as agências e os Órgãos de Segurança Pública (OSP), de acordo com o Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
Lula trata da estrada Roraima-Guiana
Estrada que liga Lethen a Georgetow O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, nesta quinta-feira (3), a uma pergunta da Rádio 93 FM relacionada ao asfaltamento da estrada da Guiana. Segundo o chefe do Executivo, ele já se encontrou por duas vezes com o presidente do país vizinho, Irfaan Ali, para tratar sobre o assunto.
“Ele [Irfaan Ali] não apenas quer que a gente ajude a fazer a estrada, como ele deseja que a Petrobrás possa prospectar petróleo na Guiana. É uma relação muito boa, uma relação muito amistosa. E naquilo que a gente puder contribuir, a gente vai contribuir, porque a gente quer interligar o Estado de Roraima aos seus vizinhos”, ressaltou.
Para o presidente, a medida é importante para o desenvolvimento econômico de Roraima e do Brasil. “Será o acesso dessa região do Brasil ao porto da Guiana e a gente pode ter acesso às exportações produzidas nessa região do Brasil”, destacou.
Lula fez a declaração em resposta à Vanderleia Ferreira, durante entrevista ao vivo transmitida por emissoras selecionadas da região Norte. (Fonte: Roraima em Tempo)