15/01/2025 às 07h49min - Atualizada em 15/01/2025 às 07h49min

Venezuela tem consulados atacados em cinco países

Sedes diplomáticas em Portugal, Alemanha, Colômbia, Espanha, e Costa Rica, foram alvos de “agressões”, segundo chancelaria venezuelana

Fotos: AFP
O governo da Venezuela denunciou no domingo (12) ataques com bombas e pichações a cinco de seus consulados, e pediu “celeridade” às autoridades dos países onde estão as sedes diplomáticas.

De acordo com a chancelaria venezuelana, sedes diplomáticas do país em Lisboa, em Portugal, Frankfurt, na Alemanha, Medellín, na Colômbia, Vigo, na Espanha, e San José, na Costa Rica, foram alvos de “agressões”.

“Pedimos celeridade nas investigações para encontrar os responsáveis e que seja garantida a integridade de nossas instalações como estabelecido na Convenção de Viena”, diz o texto publicado pelo chanceler Yván Gil.

Nas fotos divulgadas por ele, é possível ver uma bandeira venezuelana pichada, pichações e cartazes colados nas fachadas das sedes, além de um foco de incêndio na varanda de um dos edifícios.

consulado venezuelano em Lisboa foi atacado com um artefato explosivo na madrugada de sábado (11), após a posse de Maduro. O ministro das Relações Exteriores português, Paulo Rangel, condenou o ataque e ordenou um “reforço imediato da segurança e a correspondente investigação policial”, segundo comunicado.

“É um ato intolerável. A inviolabilidade das missões diplomáticas tem de ser respeitada em todos os casos”, expressou a chancelaria portuguesa. O governo de Nicolás Maduro atribuiu os ataques à oposição, através dos “comanditos”, que eram grupos organizados para a campanha eleitoral.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp