02/06/2023 às 17h05min - Atualizada em 02/06/2023 às 17h05min
Assembleia Legislativa de Roraima enviará carta com sugestões ao Governo Federal para PPA Participativo.
Iniciativa irá permitir que população participe de possíveis políticas públicas pelos próximos quatro anos.
- Informações e fotos: Comunicação Assembleia
"Enviaremos ao PPA propostas com demandas para o desenvolvimento de Roraima", diz Sampaio.
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), compareceu à audiência pública “Plano Plurianual (PPA) Participativo” promovida pelo governo federal nesta sexta-feira (2), no Teatro Municipal de Boa Vista. Por meio de consultas públicas, a iniciativa irá permitir que a população participe do processo de construção de propostas, que podem se tornar políticas públicas no país pelos próximos quatro anos
.
Além de parabenizar o governo federal pela abertura da discussão de propostas, Sampaio destacou que a ALE-RR dará sua contribuição, propondo temas que são relevantes para a sociedade e o Estado.
“No PPA federal, nós iremos apresentar uma carta com alguns temas que a gente entende como importantes, e que foram tratados aqui, como acesso à internet, a migração venezuelana em Roraima, as questões ambiental e energética. Nós devemos explanar algumas sugestões ao governo federal de temas relevantes. Boa parte foi indicada nesta audiência, mas vamos contribuir”, frisou.
Representantes de diversos movimentos de Roraima, como o indígena, do campo, juventude, saúde, educação, direitos animais, movimento negro, entre outros, puderam apresentar suas propostas que são prioridade para as classes. Elas estão disponíveis no link (https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/ppa-participativo). Cada cidadão pode entrar na plataforma, se cadastrar, votar em até três propostas e sugerir as suas até 11 de julho.
Em coletiva, Márcio Costa Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), informou que até o momento a plataforma teve mais de 138 mil acessos, mais de 1,7 mil propostas formalizadas e cerca de 100 mil votos.
“Estamos também ouvindo os conselhos federais de todas as representações, dos movimentos sociais do nosso país e fazendo plenárias presenciais como essa aqui em Boa Vista. Esse é o objetivo central: ouvir a população para que as impressões digitais do povo possam estar no planejamento dos próximos quatro anos no nosso país”, disse.
Conforme o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), entre as propostas apresentadas pelo Executivo, estão a restauração da BR-174 e a interligação nacional ao sistema de energia através do Linhão de Tucuruí.
“A BR-174 é muito importante desde Manaus, passando pela fronteira, dentro das áreas indígenas, por Boa Vista até chegar a Pacaraima. Temos também a solicitação para recuperação das BRs 210 e 432. Roraima é o único Estado do Brasil que não está interligado ao sistema nacional de energia, e nós solicitamos a continuidade dessa obra que foi iniciada em setembro do ano passado”, informou.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), destacou que é preciso continuar os investimentos em educação, pois a capital tem sido o local que mais recebe migrantes do país vizinho.
“Hoje, 18% da rede municipal de ensino é de crianças migrantes. A gente tem uma educação de muita qualidade em Boa Vista, e nós precisamos ampliar esse serviço. Com esse crescimento no número populacional, temos um impacto muito forte. Precisamos construir mais escolas e creches”, enfatizou.
A comitiva do ministro segue ainda nesta sexta-feira para Manas e depois ao Acre. A intenção é que todas as plenárias sejam realizadas até 14 de junh