09/07/2023 às 08h30min - Atualizada em 09/07/2023 às 08h30min
BRAÇO SOCIAL - Boa Vista concentra maior parte dos serviços ofertados pela Assembleia Legislativa.
Programas especiais do Poder Legislativo contemplam a defesa dos direitos da mulher, dos idosos, dos imigrantes, do consumidor, apoio à família, crianças e adolescentes.
- Informações: SupCom ALE
A capital mais setentrional do país e única localizada no Hemisfério Norte, completa 133 anos neste domingo (9). Boa Vista, que tem a maior densidade populacional do Estado, com 413.486 habitantes, também concentra a maior parte dos serviços sociais ofertados pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE). Em setembro de 2021 foi inaugurada a Superintendência de Programas Especiais, com intuito de institucionalizar e tornar permanentes e acessíveis as ações e programas que garantem cidadania e qualidade de vida à população.
A unificação dos programas permanentes foi possível graças à reestruturação administrativa, que expandiu as ações de cidadania, contemplando de forma mais abrangente a defesa dos direitos da mulher, dos idosos, dos imigrantes, do consumidor, apoio à família, crianças e adolescentes, além da inserção das minorias na política, tornando de fato a Casa um poder do povo.
“Nossa missão, enquanto parlamentar, é aproximar o Poder Legislativo dos cidadãos. E nos 133 anos de Boa Vista, meu desejo é que nossas crianças, nossos jovens, mulheres, idosos, indígenas, enfim, toda a população, tenha cada dia mais qualidade de vida, com acesso à cultura, ao lazer, às políticas públicas que proporcionem qualificação profissional e autossuficiência”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
O braço social do Legislativo tem promovido cidadania por meio de ações desenvolvidas pela Escolegis (Escola do Legislativo), o Procon Assembleia, o CAM (Centro de Apoio aos Municípios), o Programa Fiscaliza, além da Procuradoria Especial da Mulher, que atua no acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e ações de prevenção em escolas da nossa Capital com a equipe que atua no Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher e o Núcleo Reflexivo Reconstruir.
A Assembleia Legislativa também é parceira do Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que oferece atendimentos e serviços que visam dar suporte a egressos e pré-egressos do sistema prisional e seus familiares. A sede fica no bairro São Pedro, em Boa Vista.
Legislativo expande ações sociais em Boa Vista
Com a instalação da Superintendência de Programas Especiais, que fica na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista, nasceram programas como o de Atendimento Comunitário, que engloba, entre outros o Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista), com a oferta de serviços voltados aos autistas e familiares, além do Programa de Defesa dos Direitos Humanos, que abriga em sua estrutura o projeto Educar é Prevenir, voltado ao empoderamento da comunidade escolar para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual em Roraima.
Ainda dentro deste projeto inovador temos o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), que atende crianças e adolescentes da Capital e em alguns municípios do interior do Estado, com a oferta de atividades de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.