Coronavírus: Primeiros pacientes recebem alta do isolamento domiciliar em Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Prefeitura de Boa Vista informou nessa quinta-feira (9), no Boletim Epidemiológico da Covid-19, elaborado pela equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a alta de 10 pessoas que testaram positivo para a doença e estavam em isolamento domiciliar, mais conhecido como quarentena.

Ao todo, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) acompanham 69 pessoas, sendo 40 casos confirmados e 29 suspeitos notificados nas unidades básicas de saúde, HGR e Vigilância Municipal em Saúde. Até o momento 10 pacientes foram recuperados e estão em alta, todos estavam em isolamento domiciliar.

A indicação médica nesses casos é para que fiquem em isolamento domiciliar por até 14 dias, a partir da data da notificação. Durante esse período além de permanecerem em casa, é necessário não trocar itens como copos, talheres e outros objetos e sempre utilizarem a máscara cirúrgica tanto a pessoa em acompanhamento como os demais familiares.

Os pacientes tiveram alta da quarentena após atenderem todos os critérios de liberação, estando assintomáticos, sem nenhum sintoma da doença. A cura é definida por critério clínico, sem a necessidade de teste. “O paciente é considerado fora de perigo quando não apresenta mais nenhum dos sintomas após os 14 dias do diagnóstico laboratorial”, explica a médica.

A quarentena domiciliar está entre as medidas recomendadas pela Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para pacientes que, como essas nove pessoas, estão em bom estado clínico e sem necessidade de internação. A permanência em isolamento é de 14 dias.

As equipes monitoram essas pessoas por meio de ligação telefônica a cada 48h e quando necessário presencialmente. Elas recebem todo o suporte das equipes, inclusive com acolhimento psicológico da equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde.

Alta do isolamento – Todos os casos leves acompanhados e monitorados pela Atenção Primária/ESF passam pela avaliação de estado geral, após 14 dias da data de início da notificação para poder receber alta do isolamento.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts