Ministério Público afirma que atendimento a presos doentes da PAMC é para evitar surto endêmico.

Compartilhe nosso conteúdo!

As ações de saúde que iniciaram hoje (9) na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo – PAMC, serão realizadas para conter surto endêmico de doenças de pele na penitenciária, segundo avaliação do Ministério Público do Estado.

Uma perícia realizada por duas médicas, no fim de janeiro deste ano, confirmou, por amostragem, 241 presos com doenças de pele, dentre 242 avaliados.

Considerando o excessivo número de presos doentes constatados pelas peritas, o MPRR, por meio da Promotoria de Justiça de Execução Penal, recomendou que todos os 2.123 presos da Pamc fossem tratados com remédios profiláticos para sarna e micose.

Segundo o MPRR, a ação tem o objetivo de rastrear doenças infectocontagiosas que acometam a pele ou outros órgãos dos presos; diagnosticar e tratar enfermidades identificadas durante o mutirão, bem como aquelas já identificadas anteriormente; realizar tratamento in loco da doença mais comum que acomete os detentos; fornecer os medicamentos prescritos pelos médicos durante a ação, entre outras medidas.

A equipe é composta por 26 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. Também serão fornecidos medicamentos para enfermidades já identificadas durante a perícia, realizada em janeiro deste ano, inclusive, medicamentos para o tratamento profilático de todos os detentos da PAMC.

A ação de saúde iniciada nesta segunda-feira, é resultado de novas ações do Ministério Público Estadual este ano. No dia 20 de janeiro, o MPRR pediu a interdição parcial da Pamc e providências para solucionar os problemas de saúde verificados na Penitenciária Agrícola.

O MP chegou a interpor mandado de segurança para garantir a ação de saúde na Pamc, no último dia 10 de fevereiro, mas antes que o Judiciário julgasse a demanda, o Promotor de Justiça Antônio Scheffer conseguiu firmar acordo com o secretário da Sesau para colocar em prática um plano para ação de saúde no presídio. Fonte | MP/RR

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts