Com recursos do deputado Haroldo Cathedral, UFRR ganha 1ª Unidade de Atenção à Saúde.

Compartilhe nosso conteúdo!

Nesta quarta-feira (8) foi inaugurada a primeira Unidade de Atenção à Saúde da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no campus Paricarana, em Boa Vista. O prédio foi construído para dar melhores condições ao aperfeiçoamento prático de acadêmicos de saúde da instituição e beneficiar a população local. A estrutura contará com atendimentos médicos, de enfermagem, odontológicos, psicológicos e fisioterapêuticos.

A inauguração foi realizada pelo reitor da instituição, José Geraldo Ticianeli, e o vice-reitor Silvestre Lopes da Nobrega em comemoração aos 32 anos da UFRR. Entre as autoridades que acompanharam o evento esteve presente o deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR). A obra é fruto de emenda do parlamentar, indicada dentro do orçamento de 2020 junto ao Ministério da Educação.

Em sua fala, o congressista exaltou a importância da nova estrutura para o aprendizado prático dos estudantes e para o atendimento à saúde da população. “A inauguração da Unidade de Atenção à Saúde enche meu coração de alegria e esperança, porque ela une a educação e a saúde em um único projeto. Muitas pessoas serão beneficiadas. A comunidade acadêmica ganha um novo e excelente espaço de aprendizado prático, e a população de Roraima ganha mais um local de atendimento gratuito às mais diversas especialidades”, disse o parlamentar.

O reitor da instituição fez um discurso emocionado, agradeceu o trabalho do deputado para garantir os recursos para a construção e lembrou que a obra saiu em um dos momentos mais delicados da instituição. “Só quem passou o dia a dia sabe do que estou falando, de fazer essa universidade funcionar durante quase um mês com apenas cinco pessoas”, recordou.

A responsável pela Unidade será a psicóloga Paôla Kessy de Souza Belo. Ela explicou que, neste primeiro momento, por conta da pandemia da covid-19, apenas servidores e colaboradores poderão ser atendidos na unidade. “Amanhã, dia 9, a gente estará retornando o atendimento da unidade de saúde. Todos os servidores e terceirizados, e também dependentes, podem estar agendando atendimento”, explicou. Apesar de estar mais restrito nesse período de pandemia, a diretora da unidade informou que a obra é para toda comunidade acadêmica e para todos os roraimenses.

Estrutura

Por muitos anos aguardada pela comunidade acadêmica da universidade, a Unidade de Atenção à Saúde foi construída em uma área de 797,30 m² e conta com 27 salas para atender demandas de fisioterapia, atendimento psicológico e odontológico, nutrição, ginecologia, pediatria e assistência social. Além das acomodações de atendimento especializado, o prédio também terá sala de curativo, sala de vacina, triagem, administração, espaço para professores e alunos, área administrativa, banheiros e auditório.

 Informações: Assessoria Parlamentar. Foto: Jackilo Cumapa

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts