Polícia Civil apura se delegado geral interferiu na investigação do sequestro de Romano dos Anjos.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Roraima abriu processo administrativo para apurar a conduta do delegado-geral Herbert Amorim Cardoso, bem como do adjunto Eduardo Wayner Brasileiro.

A decisão da Corregedoria está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 deste mês, publicado nessa quinta-feira (7). De acordo com a publicação, a comissão, formada por outros três delegados, tem prazo de 60 dias para apurar o caso e tem o mesmo período para prorrogação.

Os dois delegados estão citados no inquérito do sequestro do jornalista Romano dos Anjos. De acordo com a força-tarefa criada pelo próprio chefe da Polícia Civil, Herbert e o adjunto Eduardo Wayner, tentaram interferir nos trabalhos da equipe designada para solucionar o caso.

O inquérito mostra que no dia 25 de novembro do ano passado, o delegado Herbert Amorim enviou uma mensagem pelo WhatsApp para o secretário da Segurança Pública (Sesp), Edison Prola.

Na manhã seguinte, Prola recebeu Herbert e Wayner. Na ocasião, eles pediram ajuda ao secretário para interferir nas investigações. Os dois queriam tirar o delegado João Evangelista do comando da força-tarefa.

O inquérito relata ainda que, no encontro, os chefes da Polícia Civil levaram um “recado” do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD). A abertura do processo contra os dois delegados, na portaria nº 1707 da Polícia Civil, é do dia 30 de setembro, mas foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (6).

Conforme o documento, três delegados serão responsáveis por apurar a conduta dos colegas da Polícia Civil e terá um prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A tentativa de interferência foi citada em trecho da representação que o delegado João Luiz Evangelista, responsável pela força-tarefa que investiga o caso, fez à Justiça.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts