JAGUATIRICA-II: Usina a gás da Eneva vai atender 70% de todo o consumo de energia elétrica de Roraima.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Usina Termelétrica (UTE) Jaguatirica II, pertencente à Eneva, obteve nesta sexta-feira, 26/11, sua licença de operação (LO).

Concedida pelo órgão ambiental do Estado de Roraima, a LO é um marco importante para a etapa final do projeto que marca a primeira usina termelétrica movida a gás natural do Estado de Roraima.

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e empresa integrada de energia, é responsável pela implantação do empreendimento, que faz parte do Projeto Integrado Azulão-Jaguatirica, vencedor do leilão de 2019 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Jaguatirica II atenderá à cerca de 70% da demanda de energia do Estado, permitindo o desligamento da capacidade de geração a diesel, o que reduzirá em 35% as emissões de CO2 (Dióxido de Carbono) e 99% de Óxido de Nitrogênio.

A licença foi concedida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), órgão de meio ambiente do Estado de Roraima, após a realização de análises e vistorias técnicas que atestaram a eficácia das turbinas geradoras e o baixo impacto ambiental do empreendimento.

A usina está atualmente em fase final de comissionamento, na qual são realizados testes de confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.  A previsão de conclusão desta etapa é no final deste ano, permitindo o início da operação no sistema isolado de Roraima.

Sobre a Eneva

A Eneva é maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 10 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km². Com um parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II). Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa, entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts