Alta do diesel de 2022 pode elevar a tarifa de ônibus em 15,4%.

Compartilhe nosso conteúdo!

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) afirmou que os reajustes do diesel este ano podem elevar as tarifas em 15,4%. O combustível já subiu 47% em 2022 (acima da inflação).

A Petrobas anunciou o aumento de 8,9% no preço do óleo nas refinarias a partir de 3ª feira (10.mai). Só para compensar isso, as tarifas de ônibus urbanos teriam que ser reajustadas de imediato em 2,9%, em média.

Considerando os valores dos últimos 12 meses (de junho de 2021 até maio de 2022), o diesel já acumula uma alta de 80,9%, muito acima da inflação do período, o que representa um impacto na tarifa pública de 26,5% no último ano.

O aumento pela Petrobras é feito depois da alta do petróleo, impulsionada pela guerra na Ucrânia. Mesmo com o reajuste, o preço está defasado em relação ao sistema de preços imposto pela própria companhia. Ou seja, o preço pode subir ainda mais.

O combustível é o 2º maior custo do setor de transporte coletivo urbano por ônibus, respondendo a 32,8% do total do setor. Fica atrás somente do custo de mão de obra, que é de 50% em média.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts