PRIMEIRA INFÂNCIA: Boa Vista sedia primeiro encontro da rede Urban95 no Brasil.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Primeira Infância foi uma das marcas da gestão da prefeita Teresa Surita.

Entre os dias 17 e 18 deste mês Boa Vista vai sediar o 1º Encontro da Urban95 no Brasil. A abertura será no Teatro Municipal, a partir das 9h. Durante a programação, serão lançadas publicações como o livro “A primeira infância é para sempre”, de autoria da ex-prefeita Teresa Surita, um guia de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos.

O encontro é promovido pela Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa que se uniu à prefeitura em 2018, para transformar Boa Vista na cidade modelo para as crianças. A parceria focou nas intervenções urbanísticas, ações e serviços voltados para a primeira infância, além da iniciativa pioneira no Brasil criada por Teresa Surita em 2013, o Programa Família que Acolhe, que acompanha a criança desde o ventre da mãe.

Foram convidados prefeitos, vices, secretários e técnicos das 24 cidades brasileiras que compõem a rede, para trocarem experiências e conhecerem os programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância.  Além do livro da ex-prefeita, também será lançado pela Global Designing Cities Initiative o guia Desenhando Ruas para Crianças, em sua versão em português.

“Receber esse evento é motivo de orgulho. Somos uma das primeiras cidades brasileiras a focar a atenção à primeira infância e por isso somos referência nacional e internacional. Por meio da fundação fomos incentivados a trabalhar ações sob a visão de uma criança. Por isso, hoje temos as Selvinhas Amazônicas. No bairro Nova Cidade foi implantado o projeto Caminhos da Primeira Infância. Temos escolas, postos de saúde e hospital infantil ainda mais coloridos e lúdicos”, disse o prefeito Arthur Henrique. 

Além das cidades da rede Urban95, participam do evento os representantes da Fundação Bernard Van Leer e os parceiros: Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP); Instituto Cidades Sustentáveis (ICS); Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS); Estúdio +1; Ateliê Navio; Allma Hub; Descobrir Brincando; Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Instituto Alana.

Urban95: Cidades projetadas sob a visão de uma criança

O Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer, que visa a incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Leva líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – altura média de uma criança de 3 anos.

Família que Acolhe

Criado pela então prefeita Teresa Surita, em 2013, o Programa Família que Acolhe deu início a todo o processo de transformação dos últimos oito anos. Trouxe grandes parceiros nacionais e internacionais. Hoje, Boa Vista reflete uma gestão que prioriza a criança e suas famílias.

Os detalhes estão nas praças, nas ruas, no atendimento voltado ao público infantil em todos os equipamentos municipais como escolas, Cras, postos de saúde e hospital. Mais de 21 mil famílias já foram alcançadas pelo programa desde seu lançamento.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts