PRIMEIRA INFÂNCIA: Livro de Teresa relata sua experiência em trabalhar pelas crianças de Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!

O Teatro Municipal de Boa Vista foi o palco para o lançamento nesta terça-feira (17) do livro “A Primeira Infância é Para Sempre”, escrito pela ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita. No livro Teresa conta sua experiência de cinco mandatos à frente da Prefeitura de Boa Vista, com foco na bem sucedida política pública voltada para a Primeira Infância, o que lhe rendeu o título de melhor prefeita do Brasil.

Teresa divie com Arthur Henrique a alegria no lançamento do livro sobre a Primeira Infância.

“Hoje foi um dia marcante em minha vida. A alegria de lançar um livro sobre a experiência exitosa que transformou Boa Vista na Capital da Primeira Infância no Brasil. Foi muito trabalho, planejamento, dedicação a cada ação que fizemos”, disse a ex-prefeita.

Teresa disse que Boa Vista colhe hoje os frutos do trabalho que foi iniciado em 2013 e continua na gestão ao prefeito Arthur Henrique.” A experiência de Boa Vista se consolidou como referência e modelo para todo o Brasil e até em muitos países”, disse ao falar na abertura do 1º encontro do Urban-95, diante de prefeitos e representantes de Prefeituras de todo país.

“É um trabalho sério cuidar do desenvolvimento de uma criança nos primeiros anos porque isso molda o restante de sua vida. Deixar isso registrado é garantir que tenhamos mais chances de uma geração melhor!”, disse.

É a primeira vez que Teresa faz um registro abrangente e detalhado da política integrada e intersetorializada para crianças de 0 a 6 anos, implantada em suas duas gestões, que transformou Boa Vista na Capital da Primeira Infância, uma referência nacional e internacional sobre o tema.

“Estou muito feliz e orgulhosa por poder dividir com vocês um pouco da nossa experiência em transformar Boa Vista na Capital da Primeira Infância. Investir nessa área é uma questão de compromisso com o futuro. Nossas crianças merecem e precisam de gestores que tenham consciência de que a cidade deve fazer parte do desenvolvimento de cada uma delas. A Primeira Infância é para Sempre é um livro que busca abrir mentes e corações a navegarem nesse universo tão lindo das nossas crianças”, disse Teresa.

Teresa, nesse guia, mostra de forma didática, o passo-a-passo da construção da política pública. Assim, a leitura pode estimular mais gestores públicos e facilitar seu caminho na criação de ações e serviços públicos em favor dos pequenos. O leitor encontra orientações importantes sobre as etapas da elaboração e da implementação da política integrada, sempre fundamentadas com a visão e a perspectiva estratégica de Teresa. Para tornar a leitura mais leve e inspiradora, o guia traz exemplos do que foi realizado em Boa Vista.

Com este livro, a ex-prefeita e pré-candidata ao Governo de Roraima dá mais um passo em favor da Primeira Infância: ela sistematiza e compartilha o conhecimento construído na experiência exitosa desses anos à frente da Prefeitura de Boa Vista.

Muita gente, do Brasil e de outros países, vem nos visitar para conhecer nossa política integrada para a primeira infância. Muitos perguntavam se havia algo escrito sobre nossas ações e serviços, mas tudo foi construído enquanto caminhávamos. Só agora, com o trabalho consolidado, pudemos ter tempo para registrar tudo e compartilhar. Sempre me pautei pela ciência, e a ciência implica transmitir o conhecimento que alcançamos. Não tínhamos um modelo nem exemplos a seguir, mas agora podemos oferecer essas sugestões aos gestores públicos que, como eu, priorizam o desenvolvimento integral das crianças”, afirma Teresa.

Teresa disse que estava feliz pelo 1º Encontro de Rede Urban-95, realizado justamente realizado em Boa Vista, a capital de Primeira Infância. “Isso mostra a importância de nossa capital no contexto nacional. Vejam que estão aqui prefeitos e representes de Prefeituras de todas as regiões do Brasil que vieram aqui conhecer o que foi feito pelas crianças de Boa Vista e debater novas experiências.

Sobre o livro, a agora escritora Teresa Surita disse que a publicação mostra a experiência de Boa Vista voltada para o atendimento às crianças desde o seu nascimento. “Eu mostro no livro que valeu a pena todo o nosso esforço, explica para o Brasil e para o mundo o que fizemos aqui. Tanto que Boa Vista hoje é uma referência dentro e fora do Brasil com o trabalho voltado para a Primeira Infância”.

Arthur destaca atuação de Teresa

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) disse que a obra “A Primeira Infância é para Sempre” representa muito, não só para a ex-prefeita Teresa Surita, “mas para todos nós que acompanhamos a implementação de políticas públicas para a Primeira Infância desde o início, lá em 2013”

Segundo Arthur o livri constitui um registro da história atual de Boa Vista e suas ações voltadas para o atendimento à criança desde o seu nascimento. ” É um registro da nossa história. O trabalho integrado das secretarias, somado aos esforços dos servidores que embarcaram nesse sonho de priorizar as crianças, tornou a nossa capital um modelo reconhecido internacionalmente”, disse Arthur.

Somos uma cidade planejada para a primeira infância. Aqui desenvolvemos programas que transforam a vida de famílias, e investimos em equipamentos públicos adaptados para que as crianças se desenvolvam brincando, além de tantas outras ações inéditas que só Boa Vista promove”.

“O dia de hoje é um marco. É uma prova de que a política é uma ferramenta fundamental para a transformação social. Hoje somos presenteadas com esse manual de práticas voltadas para a primeira infância, escrito por quem é referência na área, que irá possibilitar a expansão do que já praticamos aqui em Boa Vista há mais de nove anos”, concluiu o prefeitoi.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts