03/03/2024 às 11h31min - Atualizada em 03/03/2024 às 11h31min
Vereadores de Normandia encontram irregularidades na gestão do prefeito Dr. Raposo que pode ser afastado do cargo
Nesta segunda-feira (4), em sessão na Câmara Municipal de Normandia, será apresentado o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela vereadora e relatora Dani Esbell (Solidariedade), da atual gestão do prefeito do município, Wenston Paulino Berto Raposo, conhecido como Dr. Raposo (PSD), acusado de cometer irregularidades em contratos. Os vereadores votarão o afastamento do prefeito nessa sessão.
Foram noves meses de investigação, mais de 20 processos analisados, com mais de 15 mil páginas, de acordo com o vereador e presidente da CPI, Junior Brasil (Republicanos).
Ele destacou ainda que solicitou do presidente da Casa, Anibal Araújo (MDB), uma empresa especializada em auditoria fiscal, contábil e jurídica.
“Tivemos a preocupação de visitar todos os órgãos fiscalizadores, como Tribunal de Contas, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público. Conseguimos detectar indícios de favorecimentos de empresas em atos licitatórios, de superfaturamento de preços. Isso e muito mais será apresentado na sessão de segunda na Câmara Municipal de Normandia”, disse Brasil.
O presidente da CPI aproveitou a ocasião para convidar a população de Normandia a participar da sessão na Câmara.
“A CPI foi formada por causa do clamor da sociedade normandiense, que pede justiça por meio de várias denúncias feita pela imprensa. Ficamos nove meses debruçados em cima desses processos. Foi um trabalho árduo. Então, é a oportunidade da população saber a verdade. Isso é um dever da Câmara Municipal colocar os moradores cientes do que está acontecendo dentro do nosso município de Normandia”, destacou Brasil.
REQUERIMENTO
Em março de 2023, vereadores do município de Normandia, localizado a 185 quilômetros de Boa Vista, protocolaram um requerimento na Câmara Municipal para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, em virtude de possíveis irregularidades em contratos na gestão do atual prefeito do município, Dr. Raposo.
Dentre as irregularidades, os vereadores apontam suspeitas em fraudes em licitações, superfaturamento em contratos, desvios de recursos públicos e não prestação de serviços contratos nas secretarias de Saúde, Educação e Administração.
Fonte: Comunicação da Câmara de Vereadores de Normandia