30/07/2024 às 08h09min - Atualizada em 30/07/2024 às 08h09min
CONFIDENCIAL | Hiran "rompe acordo" com Republicanos e lança Ottaci em Alto Alegre. por Expedito Perônnico
A Coluna de hoje: 30 de Julho | Poder, POlítica e Bastidores
Os bastidores da política em Alto Alegre efervesceram no início desta semana com os comentários de que o senador Hiran Gonçalves, presidente do Progressistas em Roraima, não iria manter a aliança construída com o Republicanos na recente eleição “tampão” que elegeu Wagner Nunes (Republicanos) prefeito e Irmão Max (Progressistas) como vice-prefeito.
Em vez disso, segundo os comentários, Hiran iria lançar o ex-deputado federal Ottaci Nascimento, que recentemente resgatou seus direitos políticos após ter sido condenado pela Justiça Eleitoral, como candidato a prefeito.
Todas as fontes consultadas pelo blog confirmaram o burburinho, mas ninguém cravou a decisão como definitiva.
O prefeito e candidato a reeleição, Wagner Nunes, disse que chegou ao seu conhecimento, mas que ele ainda conta com a confirmação da chapa com Irmão Max.
"Não faz muito sentido mudar alguma coisa já que acabamos sair de uma campanha vitoriosa com uma chapa Republicanos e Progressistas".
O senador Mecias de Jesus, presidente do Republicanos em Roraima, disse que tinha conhecimento “das especulações” mas que não havia nada definitivo ainda. "Estamos trabalhando para manter a aliança." Disse Mecias.
Candidatos
Com a possível candidatura de Ottaci, a campanha em Alto Alegre já tem quatro possíveis nomes confirmados:
Wagner Nunes (Republicanos); Valdenir Magrão (MDB); Ottaci (Progressistas) e Gaúcho da Soja (União Brasil).
Parcerias
A dobradinha entre Progressistas e Republicanos, conforme anúncio já feito das candidaturas, acontece em quase todos os municípios do Estado, com exceção de Iracema, Normandia e agora, de Alto Alegre.
Nos municípios onde o Progressistas é cabeça de chapa o vice é do Republicanos e vice-versa.
Essa aliança já fez suas convenções em Caroebe, Baliza, São Luiz, Amajarí, Bonfim e Pacaraima e nos próximos dias outros municípios como Caracaraí e Cantá vão repetir o acordo informal entre os dois partidos.
Exceções
Rorainópolis e Uiramutã são os outros dois municípios onde os candidatos a prefeitos e vices do grupo aliado do Governador Antônio Denarium não são do Progressistas ou Republicanos.
Boa Vista
Em Boa Vista nem Progressistas nem Republicanos manifestaram publicamente o desejo de ter candidatos majoritários.
Mas nos bastidores, como é praticamente certo que Catarina Guerra não poderá ser candidata pelo União Brasil, há a possibilidade de um dos dois partidos lançarem candidatos a prefeito e vice.