30/08/2024 às 10h29min - Atualizada em 30/08/2024 às 10h29min
Comissão do Impeachment de Denarium já está formada na Assembleia Legislativa
A Comissão Especial da Assembleia Legislativa para apurar denúncias de crimes de responsabilidade cometidos pelo governador Antonio Denarium (Progressistas) já está definida. O processo de Impeachment foi aberto no início de julho depois que a Assembleia recebeu denúncias contra o governador.
A criação da comissão especial foi oficializada por meio de ato da Presidência nº 021/2024, assinado pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e divulgado no Diário Oficial da ALE-RR desta quinta-feira (29).
A comissão ficou composta pelos seguintes parlamentares: deputado Armando Neto (PL), deputada Aurelina Medeiros (PP), deputado Coronel Chagas (PRTB), deputado Eder Lourinho (PSD), deputado Jorge Everton (União Brasil), deputado Marcelo Cabral (Cidadania), deputado Marcos Jorge (Republicanos), deputado Idázio da Perfil (MDB), deputado Neto Loureiro (PMB) e deputado Renato Silva (Podemos).
A seleção dos parlamentares foi finalizada recentemente, com a escolha de três nomes pelo presidente da Casa, Soldado Sampaio. Três partidos haviam indicado mais de um representante: PL, com indicação de interesse em participar por parte dos deputados Armando Neto e deputado Lucas Souza; União Brasil, com manifestação da deputada Catarina Guerra e deputado Jorge Everton; e o MDB, com os nomes do deputado Idázio da Perfil e do deputado Dr. Meton.
A denúncia na gestão de Denarium foi recebida pela ALE-RR em 19 de junho deste ano, por iniciativa de Rudson Leite (PV), Fábio Almeida e Juracy “Escurinho”. O trio apresentou informações de supostas irregularidades na administração pública, desvios de recursos, nepotismo, uso de programas sociais para fins eleitorais e abuso de poder econômico.