Alexandre Moraes devolve para julgamento recurso sobre marco temporal de terras indígenas.

Compartilhe nosso conteúdo!

Ainda não há data para análise ser retomada. Agora, cabe ao presidente, Luiz Fux, marcar. Os ministros Nunes Marques e Edson Fachin já votaram.

Moraes devolve para julgamento recurso sobre marco temporal de terras indígenas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, devolveu para julgamento nesta segunda-feira (11) o recurso que analisa a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas no país.

Ainda não há data para o julgamento ser retomado. Agora, cabe ao presidente da Corte, Luiz Fux, marcar a retomada da análise.

O STF começou a julgar em 26 de agosto se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério do marco temporal, pelo qual indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras já ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Em 15 de setembro, Moraes pediu mais tempo para analisar o processo.

O placar do julgamento está empatado em 1 a 1. O ministro Nunes Marques votou a favor da tese. No voto, Nunes Marques considerou que os interesses dos indígenas não se sobrepõem aos interesses da defesa nacional. O relator do caso, ministro Edson Fachin, manifestou-se contra o marco temporal. Para Fachin, o artigo 231 da Constituição reconhece o direito de permanência desses povos independentemente da data da ocupação.

No recurso, a Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma) — atual Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) — defende a reintegração de posse da área ocupada em 2009 por cerca de 100 indígenas dentro da “Reserva Biológica do Sassafras”, em Santa Catarina. 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts