Covid já matou 176 índios em Roraima e deixou mais 6 mil infectados.

Compartilhe nosso conteúdo!

Roraima registrou 6.766 casos de Covid-19 e 176  mortes causadas pela doença entre povos indígenas neste mês. Os dados são da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do último dia 19.

A atualização dos números é feita por meio de informações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) além de outras organizações ligadas à Coiab.

Conforme a Coiab, há 124 casos suspeitos no estado. Além disso, os dados indicam que as mortes ocorreram entre as etnias Macuxi (20), Taurepang (2), Wai Wai (3), Wapichana (8), Yanomami (29) e Ye’kwana (1). 

Dessa forma, a Coiab também registrou, em Roraima, mortes entre as etnias Pemon (1) e Warao (2), populações indígenas da Venezuela que migraram para o estado. Outras 110 mortes ocorreram entre povos não identificados.

Conforme o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Distrito Leste (Dsei-Leste) já vacinou 64,09% da população indígena (35.126) com a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. Da mesma forma, o Distrito Yanomami (Dsei-Yanomami) vacinou 43,63%, o que representa o total de 9.201 pessoas.

No país 

Desde o início da pandemia da Covid-19, os nove estados da Amazônia Brasileira registraram 41.504 casos e 1.020 mortes entre 152 povos indígenas.

Informações compartilhadas: Roraima em Tempo

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts