Em visita ao Hospital de Retaguarda, promotor de justiça constata o avanço da Covid em Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, visitou na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro, as instalações do Hospital de Retaguarda, hoje administrado pelo Governo do Estado e reativado no último fim de semana.

De acordo com o Promotor de Justiça, Igor Naves, o objetivo foi verificar o cumprimento do Plano de Controle e Enfrentamento da Covid-19 diante das novas variantes MU e Ômicron e aumento significativo dos casos de contaminação pelo coronavírus. No início de dezembro do ano passado, o MPRR requisitou às secretarias de saúde do Estado e Município de Boa Vista, além da Vigilância Sanitária Estadual, informações sobre o Plano. 


O Promotor requereu dados, como estoque de oxigênio, a quantidade de leitos Covid-19 (UTI, Semi-intensivos e Clínicos) disponíveis para pronta utilização, a capacidade e prazo de ampliação do número de leitos e se o número de profissionais é suficiente para atender à demanda. Também foram solicitados dados acerca da cobertura vacinal da população, Mapeamento genético e Análise de Risco.

Igor Naves ressaltou que durante a visita constatou o aumento de casos positivos para Covid e verificou a capacidade de atendimento do Hospital de Retaguarda. Hoje são oitenta (80) leitos em funcionamento, mas a capacidade da unidade pode chegar a cento e cinquenta (150).  

A recomendação é que o Estado e o município preparem as unidades de atendimento, as unidades básicas de saúde, porque a elevação do número de pessoas com a doença aponta para aumento da demanda nas próximas semanas. Não podemos dar margem para que haja colapso no sistema de saúde e seja necessário reativar leitos para pacientes com Covid, então esse primeiro atendimento deve receber especial atenção do Estado e do município”, destacou o Promotor.     

Informações e foto: Comunicação/MPE-RR

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts