Jucá aciona Justiça para forçar melhorias no fornecimento de energia elétrica em Roraima. TEM VÍDEOS

Compartilhe nosso conteúdo!

Parque témjico da Roraima Energia, em Boa Vista.

O presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, acionou a Justiça Federal para melhorar o serviço de energia em Roraima e reduzir os valores da conta de energia. Assim, ele entrou com duas ações populares contra a Roraima Energia, a União Federal e a ANEEL.

A primeira ação denuncia a má qualidade dos serviços da Roraima Energia e, da mesma forma, os prejuízos causados à população. Já na segunda ação, o autor mostra que a ANEEL não está usando valores disponíveis no cálculo do reajuste da tarifa. E são esses valores que podem diminuir o preço da conta de luz.

Entre eles está o valor do ressarcimento pela cobrança do PIS/Cofins sobre o ICMS. Segundo Romero Jucá, a ANEEL usa só 20% desse valor. Porém, o certo é usar 100% em favor dos consumidores.

De acordo com ele, o objetivo é evitar mais prejuízos para quem paga pelo serviço. “Eu estou agindo para proteger a nossa população contra os aumentos na conta de luz. Porque não é justo pagar um valor alto por um serviço que não é de qualidade”.

Empresa não cumpriu o contrato

A Roraima Energia venceu o Leilão 2/2018 feito pelo Governo Federal. E assim, a partir de 11 de dezembro de 2018, ela assumiu a distribuição de energia em todo o Estado, conforme o contrato de Concessão de Distribuição 04/2018. Este, por sua vez, vale até 2048.

Mas a ação popular mostra que a empresa não cumpriu uma série de obrigações. E isso afetou a qualidade do serviço. “A empresa não está cumprindo com o contrato. E isso gera efeitos na vida de todos no Estado. As quedas de energia continuam, principalmente, no interior. Então, não é justo que a população pague tão caro por um serviço ruim”. 

E para mostrar isso, a ação usa as Notas Técnicas da ANEEL com dados sobre as quedas de energia. Um deles é o Painel de Desempenho da Companhia. Ele mostra, por exemplo, que entre fevereiro de 2021 e janeiro deste ano, quase 97% das reclamações foram por esse problema. 

“As quedas de energia estão acima do índice aceitável. Então, a Roraima Energia tem que responder por isso e compensar o dano que causou”, diz \Jucá

Veja o que pedem as ações:

  • a tutela de urgência para evitar o aumento da tarifa até a decisão final;
  • o desconto na tarifa para compensar o prejuízo dos consumidores;
  • a inclusão de 100% do valor de ressarcimento do crédito do PIS/Cofins no próximo reajuste anual de tarifa;
  • o uso de mais de R$ 39 milhões, correspondente à ação judicial no. 1000478-44.2019.401.3400, como componente financeiro negativo no cálculo do no próximo reajuste anual da tarifa.

Conheça a história da energia em Roraima

A energia é, portanto, um tema ligado diretamente ao desenvolvimento. Por isso, Romero Jucá sempre tratou desse tema, buscando soluções para melhorar o serviço de energia no Estado.

Conforme ele, a história da energia em Roraima pode ser dividida em fases. Essas fases acompanharam o crescimento do Estado e da população. “Na primeira fase, o Governo Federal tomou conta da geração de energia aqui. Por isso, a Eletrobras veio. Já na segunda fase, ela ajudou a trazer o Linhão de Guri”.

A terceira fase, segundo Romero Jucá, trata dos esforços para trazer o Linhão de Tucuruí. Do mesmo modo, essa fase trata da vinda das termoelétricas. “As usinas são uma solução emergencial. Porque sem Guri e sem a energia de Tucuruí, o Estado ia ficar no Escuro. Porém, é o Linhão de Tucuruí que vai gerar a energia que o nosso Estado precisa para crescer”.

A história da energia de Roraima está em uma série de vídeos no canal do Youtube de Romero Jucá. Veja abaixo os vídeos completos:

Parte 01 – Veja porque a Eletrobrás foi importante para o Estado

Parte 02 – Veja porque Roraima precisou da Energia de Guri

Parte 03 – Entenda os desafios para trazer o Linhão de Tucuruí

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts