RORAIMA é o Estado menos competivo do Brasil, aponta estudo.

Compartilhe nosso conteúdo!

O Pará ficou na antepenúltima posição na lista dos Estados brasileiros com a maior competitividade, em 25º lugar, perdendo apenas para o Acre e Roraima, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2021. O estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) analisa 86 indicadores, divididos em 10 pilares: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação. Um ano antes, o Pará havia ficado na 24ª colocação. A reportagem entrou em contato com o governo do Estado no início da semana para repercutir os dados, mas não obteve retorno.

ranking, segundo ele, tem três objetivos principais: ser uma ferramenta para que a população possa avaliar a qualidade da gestão e sua evolução; gerar atração de investimentos, já que é cada vez mais comum os Estados usarem o ranking nesse sentido; e oferecer um mecanismo de construção e monitoramento de políticas públicas, para que elas sejam assertivas.

No ranking geral, as cinco últimas posições são ocupadas por Estados da Amazônia: Roraima (27º), Acre (26º), Pará (25º), Amapá (24º) e Maranhão (23º). Sérgio diz que esse desempenho é recorrente e até mesmo um fato histórico entre os Estados da região em rankings de desenvolvimento.

Acre e Roraima, por exemplo, ocupam a faixa de fronteira da região Norte e possuem grandes desafios, como baixa integração interestadual, infraestrutura precária, conflitos ambientais, dentre outros. O Amazonas, apesar de também estar na região amazônica, possui dinâmica distinta dos demais Estados devido ao Polo Industrial de Manaus, que faz com que a cidade concentre pouco mais de 50% da população do Estado, com maior acesso a serviços públicos.

Ranking de Estados com melhor competitividade

1º São Paulo
2º Santa Catarina
3º Distrito Federal
4º Paraná
5º Espírito Santo
6º Mato Grosso do Sul
7º Mato Grosso
8º Minas Gerais
9º Rio Grande do Sul
10º Goiás
11º Amazonas
12º Ceará
13º Alagoas
14º Paraíba
15º Pernambuco
16º Rondônia
17º Rio de Janeiro
18º Bahia
19º Tocantins
20º Piauí
21º Sergipe
22º Rio Grande do Norte
23º Maranhão
24º Amapá
25º Pará
26º Acre
27º Roraima

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts